O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça Vinculada de Morrinhos, instaurou, nesta quarta-feira (16/08), procedimento administrativo para acompanhar as providências tomadas pela Secretaria Municipal de Saúde e pela administração do Hospital de Morrinhos em um caso de suposto erro na aplicação de uma medicação na unidade hospitalar, cometido por uma enfermeira.
A profissional teria ministrado erroneamente uma medicação em uma criança que estava internada na unidade para tratar uma pneumonia. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde e a administração do hospital, a enfermeira, em vez de ministrar a medicação por via inalatória, como determinado pelo médico, ministrou-o de forma intravenosa, o que levou a complicações no estado de saúde da criança.
Em resposta ao MPCE, a Secretaria e o hospital de Morrinhos informaram que, no mesmo instante da ocorrência, afastou a profissional e determinou a transferência da criança ao Hospital Regional de Sobral, que, desde então, vem prestando assistência à criança e sua família. Os dois entes também informaram que, ainda nesta quarta-feira (16), seria instalado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) a fim de que seja apurada a responsabilidade da enfermeira.
Diante da necessidade de acompanhar e fiscalizar as providências tomadas no presente caso, o MPCE realizou audiência com representantes da Secretaria de Saúde e do hospital, e pediu que fosse encaminhada ao órgão ministerial a comprovação da instauração do PAD, bem como informações atualizadas sobre o estado de saúde da criança.
Ao G1, o Hospital Regional Norte, para onde a criança foi transferida, informou que Gabriel deu entrada na unidade em estado grave, mas está em "curva de melhora" respondendo ao tratamento clínico. "A criança está recebendo atendimento de toda a equipe multiprofissional", disse o Hospital Regional de Sobral.
Ministério Público do Ceará
0 comentários:
Postar um comentário