O Senac Ceará promove, nesta sexta-feira, 25/08, três desfiles dentro da programação da Mostra Sesc Cariri de Culturas. A Praça La Favorita, na Lagoa Seca, em Juazeiro do Norte, ganha uma passarela para apresentar coleções desenvolvidas por alunos do curso de Modelista do Senac Crato e da Universidade Federal do Cariri (UFCA), pelo estilista indígena Rodrigo Tremembé e pelo vencedor da primeira edição do concurso Jovens Criadores Senac, Caio Nascimento.
DO POVO TREMEMBÉ DE ITAREMA
Com pré-lançamento na Feira Fama em Fortaleza, em julho, Rodrigo Tremembé leva a coleção Navura completa para o Cariri. O estilista indígena assina a direção criativa, o design de moda e as pinturas da coleção da sua marca Tremembé, que leva o nome de seu povo. A nova coleção faz menção a uma prática ritualística do Povo Tremembé, na qual, ao término da dança do Torém, todos bebem da bebida sagrada mokororó. Navura é um momento de partilha e conexão com a encantaria, a espiritualidade do seu povo.
Nos looks, se sobressaem elementos como linho de birreiro - uma palmeira do Litoral Oeste, que é feito a partir do trabalho do pai do estilista; e bilros do artesão Preá, do povo Jenipapo Kanindé. “A coleção Navura, assim como no ritual, vem como um ato de beber e celebrar. Beber a moda Indígena é entender que nossas vestimentas, mais do que vestir corpos, também vestem nossos espíritos. Por meio da Moda, o design se torna sagrado, ancestral”, afirma Rodrigo.
0 comentários:
Postar um comentário