segunda-feira, 28 de agosto de 2023

Cruz e Morrinhos ganharão escola profissionalizante em tempo integral


O Ministro da Educação, Camilo Santana, e o governador Elmano Freitas assinaram, nesta segunda-feira, em Fortaleza, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica que prevê, para o Ceará, o reinício de 248 obras de creches, escolas e quadras esportivas em 104 municípios.

Segundo o Ministro Camilo Santana, as parcerias entre o Governo Federal, o Governo do Estado e os Municípios garantirão a retomada das obras com preços atualizados, o que irá viabilizar a conclusão de unidades da área da educação.

As ações fazem parte do pacote de reconstrução da educação brasileira, conduzido pela atual gestão do MEC, e agora vinculados ao Novo PAC. Dentro da parceria, Camilo e Elmano assinam ordem de serviço para construção de 22 novas escolas de ensino em tempo integral no Ceará.

A assinatura da Ordem de Serviço beneficiará, com escolas de tempo integral, os municípios de Aquiraz (1); Caucaia (1); Crateús (1); Cruz, (1); Fortaleza (5); Horizonte (1); Ibaretama (1); Ibiapina (1); Maranguape (1); Meruoca (1); Morrinhos (1); Pindoretama (1); Redenção (1); Sobral (4) e Tejuçuoca (1).

Os investimentos, segundo Elmano de Freitas, srão da ordem de R$ 226,16 milhões, com recursos oriundos Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef).

Acaraú

Lançado em Maio pelo Governo Federal, o Pacto Nacional pela Retomada de Obras e de Serviços de Engenharia Destinados à Educação Básica, do Governo Federal, beneficiava no Ceará 104 municípios com as obras. No Baixo Vale do Acaraú constava apenas os municípios de Bela Cruz e Itarema, como beneficiados.

Em Acaraú há duas creches com obra paralisada há anos. A creche do bairro Sítio Buriti, e a do Distrito de Lagoa do Carneiro.

A prefeita Ana Flávia (PSB) esteve presente ao evento, e publicou fotos com as autoridades máximas do estado em suas redes sociais, no entanto, não informou se Acaraú teria conseguido se incluir no pacto e ter reformada as creches que estão há anos com as obras paralisadas.

0 comentários:

Postar um comentário