Natural de Marco, no Litoral Norte do Ceará, Vilmar Ferreira deixou sua cidade natal aos 18 anos, trazendo consigo apenas a determinação de construir o próprio futuro. Instalado em Fortaleza, iniciou sua vida empreendedora no setor de bebidas até, em 1979, entrar definitivamente no ramo que mudaria sua história e a do Estado: o setor siderúrgico. Assim nasceu a “Ferro OK”, pequena distribuidora de ferro e aço que, apenas cinco anos depois, se transformaria na gigante Aço Cearense, hoje referência nacional no setor.
Durante a solenidade, Léo Couto enfatizou que o reconhecimento é mais que merecido diante da relevância do grupo para a economia local e nacional. “O Grupo Aço Cearense atravessou as fronteiras do nosso Estado e, hoje, gera mais de 5 mil empregos diretos e mais de 60 mil empregos indiretos em todo o País. Esse resultado tem como base o trabalho sólido do seu Vilmar, que há 46 anos se dedica à indústria do aço”, afirmou o presidente da CMFor.
Emocionado, o empresário agradeceu a homenagem e reforçou sua trajetória de dedicação à siderurgia. “A gente fica muito honrado pelo reconhecimento da Câmara de Fortaleza, representado na pessoa do presidente Léo Couto. Eu só tenho a agradecer”, destacou. Ele lembrou ainda que todo seu legado está sendo construído para permanecer vivo na história da família e servir de inspiração para jovens empreendedores. “É muito gratificante ser um exemplo para que os jovens não desacreditem dos seus sonhos”, completou.
Também presente na entrega, o secretário Chagas Vieira lembrou que Vilmar já recebeu a Medalha da Abolição, maior comenda do Estado do Ceará, e reforçou a importância de reconhecer quem ajuda a mover o desenvolvimento cearense. “Essa escolha não poderia ser melhor. O Vilmar, além de uma trajetória de sucesso, é uma pessoa com um coração enorme, alguém que nasceu com a vocação de ajudar as pessoas”, ressaltou.
O Grupo Aço Cearense
Com mais de quatro décadas de história, o grupo se consolidou como um dos maiores do setor siderúrgico do País. Atualmente, opera a Siderúrgica Norte Brasil S.A. (Sinobras), em Marabá (PA) — a maior das regiões Norte e Nordeste — e a Sinobras Florestal, no Tocantins. No Ceará, mantém forte presença comercial, industrial e logística por meio da Aço Cearense, além de intensa atuação social por meio do Instituto Aço Cearense, que desenvolve projetos voltados para saúde, educação, cultura, esporte e empreendedorismo.
A companhia distribui sua produção para mais de 19 mil clientes em todo o Brasil, com foco especialmente em pequenos e médios produtores. Em 2024, o grupo alcançou um faturamento de R$ 6,6 bilhões, consolidando-se como uma das maiores forças industriais do País.
0 comentários:
Postar um comentário