sexta-feira, 4 de junho de 2021

Remessa com doses da vacina Pfizer chega para garantir imunização de grávidas e puérperas do Ceará



Nova remessa com 24.570 doses da vacina produzida pela Pfizer/BioNTech chegou, na tarde de ontem, 03/06, ao Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins e, logo em seguida, foi encaminhada para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). 

O imunizante contra a Covid-19 será distribuído a todos os municípios cearenses para garantir prioritariamente a aplicação de primeira dose em grávidas e puérperas, conforme orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A distribuição da vacina da Pfizer para todo o Ceará será feita com base na normativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgada em 28 de maio, que autorizou novas condições de armazenamento e, assim, facilitou a logística de distribuição do imunizante.

Antes, as doses da Pfizer só eram utilizadas na vacinação realizada nas Capitais do Brasil e cidades que comprovassem a estrutura necessária para armazenar o imunizante em ultrafreezeres com capacidade de resfriamento de -80ºC a -60ºC. Com a autorização, o acondicionamento das doses agora pode ser feito em geladeira comum (entre 2 e 8°C) por até 31 dias, facilitando aplicação em cidades do Interior.

O Ceará já é o primeiro estado do Nordeste e o quarto do Brasil em imunização proporcional da população, tendo aplicado as duas doses da vacina contra a Covid-19, segundo o Consórcio Nacional de Veículos de Imprensa.

São 1.091.575 cearenses que receberam as duas doses contra a Covid. No total, são 2.891.991 doses aplicadas em todo o Estado. 

0 comentários:

Postar um comentário