terça-feira, 22 de junho de 2021

Acarauense ganha a vida e novas amizades na noite de Americana/SP


Olhos atentos percorrem o salão, ouvidos sensíveis a qualquer chamado e a cordialidade que é característica da profissão. É impossível falar de gastronomia sem mencionar os garçons. Mais que anotar e entregar pedidos, eles mantêm um contato direto com a clientela de bares e restaurantes, conquistando o respeito e a confiança a ponto de se relacionarem como amigos.

Com apenas 23 anos, o cearense Manuel Erlândio de Araújo é garçom há 5, atualmente no Bluesteco Bar, localizado na Rua Washington Luís, região central de Americana. Ele chegou à cidade aos 18 anos, atraído pela possibilidade de integrar o quadro de funcionários em um restaurante, convencido por um vizinho que já ganhava a vida em uma churrascaria americanense.

Natural de Acaraú, ele planeja fazer a vida no Estado de São Paulo, conta sobre o desejo de melhorar na profissão e de voltar ao Ceará para visitar a família. “Lá eu não tinha serviço, as coisas eram difíceis. Eu vim diretamente para Americana, por indicação de um amigo meu. Faz 5 anos que eu não volto, mas graças a Deus a família está bem. Temos uma relação próxima, falo com a minha mãe todos os dias, e às vezes eu mando um dinheirinho para eles. Não porque me pedem, eu quero ajudar mesmo”, conta o garçom, que já trabalhou em diferentes bares, restaurantes e lanchonetes de Americana.

“Eu pretendo continuar nessa profissão, quero melhorar. Sinto um aprendizado aqui no salão. Se eu errei alguma coisa em uma mesa, eu já resolvo. Dizem gostar do meu jeito, porque eu sigo as indicações dos clientes. É muito boa a profissão de garçom, top demais, a hora passa ligeira”, afirma.

Com informações do O Liberal

0 comentários:

Postar um comentário