quarta-feira, 16 de junho de 2021

Fotos de turistas e cearenses serão usadas para monitorar litoral do Estado


Fotos feitas por turistas e cearenses do litoral do Estado serão usadas na plataforma CoastSnap Ceará, no projeto que monitora mudanças na zona costeira por meio de imagens compartilhadas e que será lançado oficialmente na próxima sexta-feira, 18, às 9 horas, na Praia do Pacheco, em Caucaia. Na ocasião, será inaugurada a primeira base fixa, que deve reunir as contribuições e servir de base de dados científicos.

O evento acontecerá com a presença do secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno. Além do Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, os Municípios de Acaraú, Itarema e Icapuí, solicitaram bases fixas do projeto em algumas de suas praias.

O secretário informou que a expectativa é de que todos os Municípios do litoral cearense possam aderir às bases fixas do projeto em uma ou várias de suas praias e que a iniciativa faz parte de um programa que prevê que sejam lançadas até o próximo ano uma série de ações de monitoramento da zona costeira.

A comunidade e os turistas podem compartilhar as fotos em suas redes sociais via QR Code, utilizando a hashtag #coastsnappacheco ou marcando o perfil @cientistachefemeioambiente no Instagram.

O projeto será realizado pela UFC, por meio do Laboratório de Oceanografia Geológica (LOG), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a Sema, a Funcap e o Water Research Laboratory, da Universidade de Nova Gales do Sul (USNW - Austrália).

Além disso, está integrado aos programas de Planejamento Costeiro e Marinho do Ceará (PCM) e Sistema de Informações Geográficas (SIG Ambiental) do Ceará, do Programa Cientista Chefe Meio Ambiente.

Blog O Acaraú com
informações do O Povo

0 comentários:

Postar um comentário