A Câmara Municipal de Acaraú aprovou em março deste ano, uma lei que garante um convênio para repasse de uma subvenção social entre o município e o Hospital Filantrópico Moura Ferreira, que atende pacientes do SUS de Acaraú e dos seis municípios do Baixo Vale, segundo uma nota emitida pela instituição, a prefeitura não efetuou até o fechamento desta edição, nenhuma das duas parcelas do convênio aprovado pela Câmara em março, o que prejudica o funcionamento da Unidade Hospitalar.
Segundo a nota, os pacientes que forem para atendimento ambulatorial que não sejam caracterizados como urgência ou emergência serão acolhidos e atendidos pelo serviço de triagem da unidade, após a devida avaliação o paciente poderá permanecer na unidade hospitalar ou ser encaminhado para atendimento nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Segundo a Lei Municipal Nº 1879 de 5 de abril de 2021, o valor do repasse total será de R$ 405.000,00 (quatrocentos e cinco mil reais), a serem pagos até o dia 31/12/2021, em parcelas mensais, de acordo com disponibilidade orçamentária e financeira do Município de Acaraú.
Parágrafo único. O pagamento das parcelas dependerá da apresentação de prestação de contas dos recursos recebidos, de forma sucessiva, que deverá ocorrer a partir da segunda parcela. A prefeitura de Acaraú enfrenta desde o início do ano, grave crise de planejamento e de contratação de profissionais médicos, pois há diversas unidades de saúde do PSF que durante os seis primeiros meses do ano, ainda não entraram em funcionamento por falta desses profissionais e não há previsão de quando as unidades irão funcionar.
A Clínica de Fisioterapia entrou em funcionamento na semana passada, deixando centenas de pacientes sem o atendimento adequado para suas necessidades. Até o fechamento desta edição, a prefeitura de Acaraú não se manifestou sobre o caso.
Veja a nota na Íntegra.
Blog O Acaraú com informações do
jornalista Manoelzinho Canafístula
0 comentários:
Postar um comentário