segunda-feira, 14 de junho de 2021

Desinformação e falta de acesso à internet atrasam cadastro para vacinação contra Covid-19 no Ceará


A chegada de novas remessas das vacinas contra a Covid-19 ao Ceará é a principal condição para o avanço da imunização, mas não a única. Muitos cearenses ainda não se cadastraram na plataforma Saúde Digital para receber as doses, o que dificulta a estimativa de quantas doses ainda são necessárias ao Estado.

O cadastro de pessoas entre 18 e 59 anos foi aberto pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) no último dia 11 de março, mas parte da população ainda não efetuou o registro na plataforma. Em Fortaleza, o servente Josimar da Silva tem 49, mas está mesmo é entre os cearenses que não aparecem no censo de vacinação da Sesa – e que, portanto, já poderiam ter a primeira dose agendada, mas não têm. Um dos motivos, segundo ele, foi desconhecimento sobre a necessidade de antecipar o cadastro.

Marcos Severo dos Santos, 39, guardador de carros da cidade de Juazeiro do Norte, traz em palavras simples o reflexo do acesso desigual à informação: "lá em casa tem internet, mas ninguém sabe como funciona". Marcos afirma que "não sabe como se cadastrar, mas se soubesse já teria feito, porque procurar saúde é bom". Segundo ele, outros membros da família também estão ausentes do censo estadual para vacinação.

O Conselho das Secretárias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems) reforça que "o cadastro com antecedência é importantíssimo, pois as doses são distribuídas para os municípios de acordo com os cadastros realizados", interferindo "na organização e logística da aplicação municipal."

Rilson Andrade, vice-presidente do Cosems, reconhece que "não é fácil" garantir o acesso pleno à plataforma Saúde Digital, sobretudo na zona rural.

A baixa inclusão digital, o aprofundamento da crise econômica e a ampliação da desigualdade social durante a pandemia tornaram o acesso à tecnologia mais restrito, já que a prioridade das populações mais vulneráveis tem sido alimentação e moradia.

COMO FAZER CADASTRO PARA VACINAÇÃO NO CEARÁ

Para se cadastrar, é preciso acessar o site Saúde Digital e clicar em "Ainda não tenho cadastro". Em seguida, é preciso preencher os campos informando país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional.

A última etapa do processo solicita o endereço de residência do cidadão, que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina.

Após o preenchimento de todos os dados, será aberta uma página para a confirmação das informações. Nela, é preciso criar uma senha de acesso e informar um e-mail.

A Sesa, então, enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido. Caso não encontre a mensagem, o telefone gratuito 0800 275 1475 está disponível para questionamentos sobre o cadastro.

Com informações
do Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário