O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), confirmou, nesta última segunda-feira, 31, que a implementação da extensão do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Ceará já está sendo discutida entre os ministérios e o comando da Aeronáutica e deve entrar em processo de estudo técnico sobre possíveis investimentos na infraestrutura da antiga Base Aérea, localizada no bairro Aeroporto, em Fortaleza, que sediará o novo ITA.
A informação foi divulgada durante coletiva de imprensa na solenidade de sanção vc do programa Escola em Tempo Integral, no Palácio do Planalto, em Brasília. Segundo o ministro, ainda não há calendário definido para oficializar o anúncio da instalação, pois a decisão é do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Sobre o projeto de implementação, ele aponta que o assunto tem sido tema de reuniões entre o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Defesa, bem como com superiores da Aeronáutica brasileira.
O primeiro a falar em implantar o ITA na Base Aérea de Fortaleza, que estavam com suas dependências sendo desativadas, foi o ex-deputado Manoel Duca, o Duquinha, que em 2014 fez requerimento solicitando a implantação do instituto no Estado. Duquinha justificou que o Ceará, assim como outro estados do Nordeste, que se destacam em números de aprovados para o ITA, e que o Campus vai beneficiar milhares de estudantes.
“Uma vez que a perda da Base é irreversível, nada melhor do que aproveitar a área com um centro de estudos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica para o qual o Ceará é o maior fornecedor brasileiro de alunos. O campus atenderia as regiões Norte e Nordeste”, disse Duquinha na época.
0 comentários:
Postar um comentário