Três turistas foram flagrados nesta quinta-feira (20) escalando a Pedra Furada, monumento natural que é o principal símbolo da Vila de Jericoacoara, no litoral do Ceará. A prática é proibida.
Os fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela fiscalização da região, fizeram o flagrante de infração ambiental e orientaram os turistas a descerem da pedra.
Em nota, o ICMBio informou que os turistas não foram autuados, pois obedeceram a orientação e desceram da Pedra.
"O ICMBio alerta que a escalada da Pedra Furada é proibida, devido ao risco à segurança dos próprios turistas e também para preservar o patrimônio geológico protegido pelo Parque Nacional de Jericoacoara. O desrespeito a essa norma é passível de multa e apreensão de equipamentos usados durante a infração", diz a nota.
Subir na Pedra Furada é proibido e o ato pode ser considerado segundo uma infração administrativa ambiental, o decreto federal nº 6.514, de 22 de julho de 2008.
“Considera-se infração administrativa ambiental toda ação ou omissão que viola as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”, diz o decreto.
O autor da infração pode receber uma sanção de advertência ou até mesmo uma multa ambiental.
0 comentários:
Postar um comentário