O Ceará foi líder nacional em produção de camarão no ano de 2022. Com oito municípios de 10 no ranking de maiores produções, o Estado abrigou 54,1% (61,3 mil toneladas) do total produzido no país. Os dados são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada na quinta-feira, 21, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números apontam que o Ceará cresceu 9,1% na carcinicultura em relação a 2021. Com isso, 2022 foi o quinto ano seguido de crescimento deste tipo de cultivo no Estado.
Entre os municípios cearenses em destaque no ranking, Aracati foi o campeão de produção, ocupando a 1ª colocação. Em seguida, ficaram as cidades de Jaguaruana (2°), Acaraú (4°) e Russas (5°). A terceira colocação foi preenchida pelo município de Pendências, no Rio Grande do Norte. Segundo Luiz Paulo, a relevância de Aracati no ramo é percebida desde o início da década de 90, encabeçada pelo Comércio de Pescado Aracatiense Ltda. (Compescal).
De acordo com o estudo, a produção de camarão criado em cativeiro foi de 113,3 mil toneladas, ou seja, 5,9% maior em comparação ao ano anterior. O número foi mais um recorde de produtividade identificado pelo IBGE. Do total nacional, apenas o Nordeste concentrou 99,6%.
Fonte: Portal Opinião
0 comentários:
Postar um comentário