sábado, 9 de setembro de 2023

Apenas três municípios do Baixo Vale do Acaraú comemoraram os 201 Anos de Independência do Brasil


No último dia 07 de Setembro o Brasil comemorou os 201 Anos de sua Independência. No Baixo Vale do Acaraú nem todos os municípios comemoraram a data na rua com o tradicional desfile cívico-militar. Quem comemorou, houve a participação de escolas públicas, bandas municipais, tiro de guerra, onde há. Veja abaixo quais municípios realizaram desfile no Baixo Vale do Acaraú.

Acaraú:
Não houve

Bela Cruz:
O município de Bela Cruz realizou no período da manhã passeio ciclístico, e momento cívico com o hasteamento da bandeira nacional. No final da tarde realizou desfile cívico.

Cruz:
Em Cruz as comemorações ocorreram no período da tarde com a tradicional cavalgada, desfile da Banda de Música e apresentação das escolas.

Itarema:
Não Houve

Jijoca de Jericoacoara:
Não houve

Marco:
No período da manhã houve momento cívico. A tarde, desfile cívico militar de escolas do município, Tiro de Guerra 10-025, representantes do esporte e a Bandas de Música. (FOTO)

Morrinhos:
Não houve

O Dia da Independência, um dos principais acontecimentos históricos e um marco para o exercício da cidadania no país. Há 201 anos, em 1822, Dom Pedro de Alcântara de Bragança - à época príncipe regente do Brasil - proferiu o célebre grito “Independência ou morte!”, às margens do Rio Ipiranga.

Embora tenham ocorrido batalhas de resistência, a data marcou o rompimento com Portugal e deu início à trajetória do país como nação independente. O Brasil tornou-se um Império, do qual Dom Pedro foi nomeado Imperador. No entanto, a independência só foi reconhecida pelos portugueses em 1824, após mediação da Inglaterra. 

Apesar dos historiadores não terem certeza se efetivamente Dom Pedro realizou o “grito do Ipiranga”, a data é considerada uma das mais importantes para o país. Após a independência, aconteceu, em 1889, a Proclamação da República e, atualmente, o Brasil é uma democracia reconhecida internacionalmente.

0 comentários:

Postar um comentário