O Ceará vai sediar o maior rally de kitesurf de longa distância do planeta, entre os dias 11 e 16 deste mês, o XP Sertões Kitesurf, que chega à sua terceira edição levando para o mar o DNA gerado na poeira, com a expertise de 31 anos organizando o Rally dos Sertões. O desafio acontece numa região de condições ideais para o velejo de downwind, exigindo técnica, habilidade, resistência física, capacidade de navegação e de leitura das condições.
O roteiro deste ano está concentrado na Costa do Sol Poente do Ceará, tendo seus belos visuais como cenário. A Praia do Cumbuco, em Caucaia, será o ponto de partida. Após os três primeiros dias em linha, com chegadas em Trairi, Itarema e Cruz, o quarto testará os competidores com um percurso em laço – largada e chegada na Praia do Preá, considerada uma das mecas do esporte. Camocim marcará a consagração dos vencedores nas sete categorias, no masculino e no feminino.
Uma delas é novidade no XP Sertões Kitesurf 2023: a Wing Pro, disputada nas pranchas equipadas com o Foil, uma quilha em forma de asa que mantém o velejador acima da lâmina d’água e é impulsionada por uma vela (wing ou asa) segurada diretamente pelo atleta, sem cabos. Uma modalidade para quem conta com maior experiência, considerada ainda mais radical. As provas reunirão não só os destaques brasileiros, mas também feras de outros sete países.
Ação social
Assim como no Rally, o Sertões tem o compromisso de fazer a diferença por onde passa. Mais uma vez vai deixar o seu legado por meio da SAS Brasil – Saúde e Alegria no Sertões. No 3º XP Sertões Kitesurf a base de atendimento médico será nas cidades de Cruz, Acaraú e Camocim, com foco em zerar as filas do SUS para diversas especialidades médicas: oftalmopediatria, dermatologia, endocrinologia, ginecologia, otorrinolaringologia, alergologia, clínica médica, nutrição e odontopediatria, com a expectativa de beneficiar 3.500 pessoas.
0 comentários:
Postar um comentário