O Buracômetro, um aplicativo de denúncias sobre infraestrutura, idealizado pelo deputado federal Amom Mandel (Cidadania) do Amazonas, já é usado em Bela Cruz e mais três cidades do Ceará. A iniciativa tecnológica é uma ponte entre os cidadãos e os governantes municipais para centralizar as denúncias relacionadas à falta de infraestrutura nas cidades. O aplicativo funciona em 33 cidades brasileiras, em todas as regiões do país.
O Buracômetro
A ferramenta é intuitiva e pode ser baixada gratuitamente para os sistemas operacionais Android e IOS. Na versão inicial, é possível enviar demandas relacionadas aos buracos em vias públicas, com a localização exata registrada em um mapa digital da cidade.
Criado em fevereiro deste ano, a primeira cidade a usar os serviços do Buracômetro foi a capital do Amazonas, Manaus. Rapidamente abraçado pela população, no período de fevereiro a setembro, foram 2.991 relatos de problemas nas ruas manauaras. Em seguida, no ranking de adesão à iniciativa até o momento, está Rio Claro (SP), com 304 denúncias, onde o aplicativo está em uso desde março deste ano.
Em uma segunda fase, a coleta de informações será expandida para outros tipos de denúncias relacionadas à infraestrutura nos municípios. Em conjunto com a função de canal de atendimento para a população, as informações, como localização em tempo real da ocorrência e fotografias, servirão para construir um mapeamento, com dados reais e atualizados, dos problemas estruturais pelo país.
Amazonas1
0 comentários:
Postar um comentário