quinta-feira, 22 de junho de 2023

SEMA realiza o XV Seminário Regional de Divulgação e Capacitação do Programa Selo Município Verde


Gestores socioambientais, técnicos e membros de Conselhos Municipais de Defesa do Meio Ambiente (Comdemas), de 34 municípios, participaram, no período de 13 a 16 de Junho, do XV Seminário Regional de Divulgação e Capacitação do Programa Selo Município Verde, em sua 15ª Edição. Quatro municípios sediaram os encontros: Guaraciaba do Norte, dia 13 de junho; Cariré, dia 14; Uruoca, dia 15 e encerrando em Acaraú, dia 16.

O seminário contou com a presença de representantes das seguintes localidades: Croatá, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Ipu, Ipueiras, Pires Ferreira, Reriutaba, Santa Quitéria, São Benedito, Tianguá. Alcântaras, Cariré, Forquilha, Groaíras, Miraíma, Mucambo, Pacujá, Sobral. Barroquinha, Camocim, Coreaú, Granja, Martinópole, Moraújo, Senador Sá, Uruoca, Acaraú, Amontada, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Marco, Morrinhos e Trairi.

A solenidade de abertura do XV Seminário Regional de Divulgação e Capacitação do Programa Selo Município Verde, em Guaraciaba do Norte, contou com a participação do Prefeito Municipal Adail Machado, e as presenças do secretário de Meio Ambiente, Jair Boto, do vereador Jaques Carvalho, e do superintendente do Consórcio de Resíduos Sólidos da Ibiapaba.

Também estiveram presentes nos seminários os prefeitos municipais, de Cariré, Antônio Martins; e o de Uruoca, Kennedy Aquino. No encontro de Acaraú, o chefe de gabinete representou a Prefeita municipal. De acordo com a técnica Socorro Azevedo, todos os executivos municipais deixaram claro que têm como meta, no contexto de suas gestões, conquistar o Selo Município Verde. “Eles têm como consenso que se trata-se de uma Certificação Ambiental Pública de reconhecimento e de extrema importância”, disse.

Durante os eventos, foram selecionados os municípios que sediarão o XVI Seminário Regional do Selo Município Verde – 16ª Edição: Pires Ferreira, Groaíras, Martinópole e Itarema em suas respectivas regiões. A técnica Socorro Azevedo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da Secretaria de Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), e a técnica Alice Guedes, representante da Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), no Comitê Gestor/Comissão Técnica do programa, ministraram os quatro encontros. A servidora da SEMA é também a coordenadora do Programa Selo Município Verde.

Ainda de acordo com a técnica da SEMA, o Selo Município Verde “ identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas e resultados comprovados de ações de sustentabilidade a partir de projetos e programas voltados para a conservação e preservação ambiental do município”.

0 comentários:

Postar um comentário