domingo, 11 de junho de 2023

Alunos de Construção Naval realizam visita técnica à INACE, em Fortaleza


Alunos e alunas do Curso Técnico Integrado e Subsequente em Construção Naval, do campus de Acaraú do IFCE, realizaram, em 5 de junho, uma visita técnica à INACE, na Capital cearense. Na ocasião, os discentes puderam conhecer um pouco mais da realidade prática da área técnica de seus estudos no Instituto, vivenciando o trabalho realizado em um estaleiro de grande porte. Os estudantes foram acompanhados pelos professores Luciano de Lima Sobrinho e Roberto Pereira Sales, ambos do referido curso deste campus.

Conforme o professor Luciano Sobrinho, do curso técnico em Construção Naval do campus acarauense do Instituto, a INACE tem sido uma grande parceira do campus ao longo do tempo de existência do curso, possibilitando aos alunos(as) em formação "períodos de estágio e a perspectiva de continuidade profissional", destacou.

Na visita, os estudantes puderam "conhecer um pouco do que veem na teoria e em fotos na sala de aula com a realidade na linha de produção de embarcações", destacou o professor Luciano Sobrinho, que ainda reforça a riqueza do aprendizado dos alunos adquirido na visita, pontuando que “diante das disciplinas técnicas que os alunos estão tendo no segundo ano do curso integrado, especialmente, é de extrema importância que eles realizem esse contato para linkarem o que é discutido em sala de aula com o que de fato é proposto na realidade do mercado”.

Professor Luciano ainda destacou o fato que dentre os três profissionais designados para acompanhar a comissão composta de 29 pessoas e divididas em 3 grupos, dois são ex-alunos formados no curso de Construção Naval em Acaraú. Os ex-alunos Jackson Nascimento Rocha e Antônio Feitosa, ainda somados à engenheira naval Juliana, conduziram as turmas nas dependências do estaleiro, explicando aos estudantes todo o processo de construção.

Segundo professor Luciano, a parceria existente entre o Curso e o Estaleiro para a formação técnica dos alunos sempre foi "de extrema importância para nós. E hoje, com a INACE vindo em uma grande recuperação das perdas que vieram devido à pandemia, é interessante que os alunos já fiquem cientes que mercado para eles existe, basta que eles gostem de fato da área, se dediquem e aproveitem o momento de recuperação do setor naval que o país está voltando a ter. Em um futuro, poderão iniciar uma nova etapa da vida deles juntando o trabalho em um grande estaleiro com os estudos em uma faculdade em Fortaleza, como muitos outros alunos nossos tiveram a oportunidade de fazer”, disse.

Saiba mais

Atuando desde 1968 na cidade de Fortaleza, quando foi fundada por seu presidente, Gil Bezerra, e iniciando com a construção de barcos pesqueiros, a INACE hoje diversifica suas demandas navais, projetando e construindo embarcações para Marinha do Brasil, navios oceanográficos, rebocadores portuários e costeiros, embarcações de apoio “off-shore”, lanchas de embarque e desembarque, balsas e empurradores fluviais, além de ser referência no mercado de Iates.

A INACE, que trabalha na construção de embarcações de médio e grande porte, possui como matéria prima principal para a produção de seus cascos o aço e alumínio, sendo uma grande referência na área no estado do Ceará.

Com informações do IFCE

0 comentários:

Postar um comentário