Chegou ao fim a grande questão política do momento no Ceará: o deputado federal Capitão Wagner é o dono do União Brasil no Estado. Presidente nacional da sigla, Luciano Bivar, manteve a promessa que havia feito ao deputado federal e confirmou nesta terça-feira que Wagner está livre e apto para estruturar o partido no Ceará. Portanto, o maior opositor do governador Camilo Santana (PT) e do grupo político de Cid e Ciro Gomes, consegue viabilizar sua candidatura ao Governo pelo hoje maior partido do Brasil.
Foram meses de uma disputa de bastidores contra o empresário Chiquinho Feitosa, que era do DEM, o partido que se juntou ao PSL para formar o União Brasil.
A decisão favorável a Wagner concretiza o mais importante movimento do momento na política do Ceará. Caso Feitosa ganhasse o comando do UB, a sigla pasaria a compor uma aliança com o PDT (nem que fosse informal) e, mais relevante de tudo, tiraria as chances do Capitão de disputar a eleição de governador por uma sigla de grande porte.
Sem o União Brasil, a candidatura de Wagner teria que montar em um partido nanico, sem relevência, sem fundo eleitoral suficiente. Sem o UB, o mais provável é que Wagner nem sequer entrasse na disputa, optando por concorrer novamente a Câmara dos Deputados.
Segundo fontes ouvidas pelo Focus, além de levar a candidatura da esposa para o União Brasil, Wagner conseguiu atrair os deputados federais Danilo Forte e Vaidon Oliveira. A médica Mayra Pinheiro e o comandante da Força Nacional, coronel Antonio Aginaldo de Oliveira, também devem se candidatar pela sigla. Membros desse grupo devem compor o diretório estadual, com Wagner à frente da comissão diretiva provisória.
Não foi á toa que Wagner, logo após confirmar sua posição, decidiu pedir licença do mandato por quatro meses. Tanto que sua assessoria de imprensa passou a divulgar a informação da seguinte forma: “O deputado federal Capitão Wagner, pré-candidato ao governo do Ceará, licencia-se, nesta terça-feira (15), do seu mandato na Câmara Federal pelos próximos quatro meses”.
E o texto prossegue reproduzindo uma fala do próprio deputado: “Esse é o maior desafio da minha vida, portanto, preciso de dedicação em tempo integral para ouvir os cearenses, construir um plano de governo com propostas que tragam efetivamente a resolução para os problemas do nosso Ceará”, pontua Capitão Wagner, frizando que vai assumir o maior partido do Brasil e precisa “trabalhar com afinco para organizar o União Brasil em todo o estado do Ceará”.
Blog O Acaraú com informações do Focus.jor
0 comentários:
Postar um comentário