sábado, 9 de novembro de 2013

Eleições do IFCE geram polêmica

Em Crateús, o processo de escolha aconteceu ao longo do
dia de ontem, assim como verificou-se em 13 campi da instituição federal de ensino
FOTO: SILVANIA CLAUDINO
Alunos, professores e servidores administrativos de 13 campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), no Interior do Estado, participaram por todo o dia de ontem de eleições para a escolha dos diretores gerais. Em 11 unidades, havia candidatura única. Dirigentes sindicais de uma das quatro seções criticaram o processo de escolha, alegando restrição e favorecimento aos atuais dirigentes. 

As eleições para a escolha de diretores nos campi do Ifce foram marcadas por críticas e tentativa de boicote ao processo eleitoral. Apenas em duas unidades, Tauá e Canindé, mais de um candidato participaram da disputa. O Sindicato dos Servidores do Ifce (Sindsifce) reclamou contra os critérios estabelecidos para inscrição dos candidatos (exigência mínima de três anos de trabalho) e por ter sido estabelecido apenas um dia de campanha no processo.

As eleições ocorreram nos campi das seguintes cidades: Acaraú, Aracati, Baturité, Camocim, Canindé, Caucaia, Crateús, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara e Umirim. A unidade de Jaguaribe está de férias e a eleição foi adiada. Em Limoeiro do Norte será realizada no próximo ano. Os campi de Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte fazem eleições dos diretores segundo critérios do Ministério da Educação e Cultura (MEC).

A Reitoria do Ifce divulgou nota esclarecendo o processo de escolha e rebatendo as críticas do Sindsifce, que é a única das quatro seções sindicais contrária ao processo eleitoral. As regras foram definidas por uma comissão com representação de alunos, professores e de três das quatro entidades sindicais que participam do Instituto. Todas as seções teriam sido convidadas, mas somente uma não participou do pleito.

O Ifce tem hoje 23 unidades, distribuídas em todas as regiões do Estado, sendo 12 campi convencionais, localizados nos municípios de Acaraú, Canindé, Cedro, Crateús, Crato, Fortaleza, Iguatu, Juazeiro do Norte, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Quixadá e Sobral, e 11 campi avançados, nas cidades de Aracati, Baturité, Camocim, Caucaia, Jaguaribe, Morada Nova, Tabuleiro do Norte, Tauá, Tianguá, Ubajara, Umirim.

Em agosto de 2011, o Ceará foi contemplado com mais seis novos campi a serem instalados em Acopiara, Boa Viagem, Horizonte, Itapipoca, Maranguape e Paracuru, todos eles já em processo de implantação. Assim, o Estado chegará a 29 unidades do Ifce, instituição que se pauta pela oferta de uma educação inclusiva e de qualidade, com foco no desenvolvimento social e econômico das regiões.

Diário do Nordeste

0 comentários:

Postar um comentário