No ultimo dia 30 de outubro, o Comitê Técnico para a Assistência à Saúde da Mulher e do Adolescente do Município de Acaraú, após dez meses de análises e estudos, concluiu seus trabalhos com êxito, e entregou à Secretária da Saúde, Sra. Liduina de Fátima Freitas, o "PROTOCOLO CLÍNICO EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA, AS REDES, OS FLUXOS", destinado às equipes de Atenção Básica do Município de Acaraú.
Protocolos são considerados importantes instrumentos para o enfrentamento de diversos problemas na assistência e na gestão dos serviços. Orientados por diretrizes de natureza técnica, epidemiológica, organizacional e política, têm como fundamentação, estudos validados pelos pressupostos das evidências científicas.
É interesse da gestão atual, garantir atenção integral à saúde da mulher acarauense em todos os ciclos da sua vida, promovendo ações de prevenção e promoção, além de diagnóstico e tratamento adequado.
Para se garantir um serviço resolutivo no atendimento à saúde feminina, a próxima etapa, será a capacitação e a implantação do PROTOCOLO a todos os profissionais da Atenção Primária, vencendo aspectos burocráticos, sensibilizando e reorganizando os fluxos de atendimento.
Ação importante para resguardar a saúde da mulher em um contexto de humanização da atenção.
0 comentários:
Postar um comentário