domingo, 3 de maio de 2020

Gabinete do ódio chega a Acaraú? Administração de Acaraú sofre ataques de fake news

Teria saído de Brasilia e chegado a Acaraú o gabinete do ódio? Em entrevista na última quarta-feira, 29, o prefeito Alexandre Gomes lamentou a criação de um perfil fake para atacar a administração municipal com informações inverídicas que tenta ludibriar a população. O prefeito disse que há uma investigação em andamento e que provavelmente o aparelho onde é feita as publicações esteja saindo da Câmara Municipal.

O Perfil Fake que o prefeito Alexandre Gomes cita é o intitulado de Marcela Loure. A primeira publicação do perfil foi feita contra um blogueiro e locutor da Rádio Difusora no dia 21 de abril, após matérias que trazem pagamentos suspeitos de superfaturamento a uma empresa que atualiza as redes sociais da Câmara.

O mesmo perfil falso faz ataques ao vereador Paulo Andrade e a administração da Radio Difusora, que em matérias sobre a Câmara Municipal nos seus programas jornalísticos tem recebido criticas do presidente da casa legislativa.

O perfil iniciou então vários ataques com informações falsas contra a administração municipal que foram desmentidas pelo prefeito, como a da reforma da praça da igreja matriz, em que o perfil insinuava "a onde foi parar o dinheiro pois não tinha visto a reforma". Alexandre então disse que a obra foi licitada e que não foi dada ainda a ordem de serviço, e que o dinheiro está nas contas da prefeitura.

O Presidente da Câmara Municipal, Edinilton Araújo, emitiu nota de repúdio contra as suspeitas nas redes sociais da Câmara Municipal, a qual chegou a ler na última sessão realizada na quinta-feira, 30/04, e disse que nenhum vereador merecia ser vitima de fake news. O vereador Paulo Andrade disse que a nota era do vereador (presidente) e não da Câmara, e quando foi atacado pelo mesmo perfil fake o presidente e nem os colegas parlamentares se solidarizaram com o mesmo, tendo a câmara silenciado.

O vereador Paulo Andrade disse ainda que o perfil falso está sendo investigado e que segundo a entrevista concedida pelo prefeito, as publicações pode está saindo de dentro da Câmara, e que a pessoa está usando um aparelho com IP (endereço virtual de um computados, por exemplo) que pode está localizado dentro da Câmara, e que em nenhum momento o prefeito disse ser algum vereador, e que por várias vezes o prefeito elogiou a câmara e pediu apoio.

Com a identificação da pessoa por trás do perfil falso, o mesmo poderá ser indiciado e responder criminalmente por fake news.

0 comentários:

Postar um comentário