quinta-feira, 21 de maio de 2020

1ª Vara da Comarca de Acaraú realiza primeira audiência por videoconferência


A 1ª Vara da Comarca de Acaraú realizou a primeira audiência virtual da comarca nesta última quarta-feira, 20/05. A audiência foi realizados de forma remota, a fim de prevenir o contágio pelo novo coronavírus.

Para a estréia das audiências virtuais na Comarca, foi realizada uma audiência admonitória de um processo de Execução Penal. Por meio da videoconferência, foi feita a leitura pela juíza Dra. Ana Celina Monte  Stuart Gurgel Carneiro das consequências em caso de cometimento de nova infração ou do descumprimento das condições impostas ao condenado.

Além da Juíza Dra. Ana Celina, a audiência virtual contou com a participação da Promotora, Dra. Lígia de Paula de Oliveira, o Advogado Dr. Júlio Bernardino, acompanhado do apenado, e os Técnicos Judiciários Marleide Oliveira e Pedro Henrique.

Dr. Ana Celina disse que: "com a chegada da Pandemia todo o poder público tem que se adaptar a esse nova realidade de isolamento e de quarentena, não sendo diferente com o poder judiciário. O Poder Judiciário vem se esforçando para levar a diante a prestação jurisdicional."

A juíza disse ainda que "o Poder Judiciário se esforça para redimensionar o trabalho de forma remota, se reinventando com o teletrabalho, e aprendendo novas habilidades, e que esse trabalho remoto veio para ficar."

Destacou também que a audiência foi proveitosa, alcançando seu objetivo, levando a prestação jurisdicional para a parte, e que foi um grande desafio para o poder judiciário, que segue trabalhando remotamente, e que a inovação tecnológica veio definitivamente par ser incorporado  ao dia-a-dia do judiciário.

A Dra. Ana Celina responde ainda pela 2ª Vara de Acaraú, e pelas Varas Únicas de Itarema e Cruz. O sistema utilizado foi o Cisco Webex, uma plataforma emergencial do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, a ser utilizado durante o período de enfrentamento da pandemia causada pelo COVID-19.

0 comentários:

Postar um comentário