O Grupo de Escoteiros do Mar Henrique Saboia foi contemplado com o apadrinhamento da Marinha do Brasil, por meio da Sociedade Amigos da Marinha (Soamar)/Litoral Oeste. O ato de apadrinhamento foi realizado, no último sábado, 18, no prédio do campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará (IFCE).
O grupo é formado por inúmeras crianças e adolescentes da região e conta com o apoio do voluntariado. Entre as inúmeras atividades desempenhadas pelos escoteiros do mar, destacam-se aquelas relacionadas à conscientização ambiental, como mutirão de limpeza em praias, além de noções básicas de marinharia, vela e canoagem.
Na oportunidade, foi ministrada pelo Sargento Walney, da Capitania dos Portos em Camocim, palestra sobre o compromisso da Marinha com o Grupo de Escoteiros. Além disso, os escoteiros passaram, com servidores do campus, Alex Castro e Roberto Leopoldo, por instrução do Simulador de Manobras de Embarcação e Pesca, uma ferramenta didática que simula as adversidades no mar.
O Grupo de Escoteiros do Mar Henrique Saboia reúne-se, semanalmente, no campus de Acaraú, mediante parceria entre ambas as instituições, mediante implementação do projeto de extensão do Programa de Mentalidade Matrítima, que busca promover ações de incentivo ao universo do mar.
A visita contou com a presença do novo Agente da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, Capitão-Tenente Claudeniz Fernandes Guimarães, grande apoiador da iniciativa, que reafirmou o fortalecimento da parceria com o grupo de escotismo do mar.
Também se fez presente o diretor-geral do campus de Acaraú, professor João Vicente, que também é presidente da Soamar - Litoral Oeste. O mesmo ressaltou a importância do apoio da Marinha com o grupo de escotismo. "É essencial esse apoio da Marinha do Brasil aos Escoteiros do Mar, o que representa mais uma conquista do movimento escoteiro e que beneficia os nossos jovens. Apoio esse reafirmado por nosso campus, mediante esse brilhante projeto extensionista", frisou o gestor.