Além do período normal de ensino, as turmas de 9º ano de Jijoca de Jericoacoara contam agora com o tempo integral, com uma carga horária extra que contribui para o desenvolvimento intelectual e social do estudante.
As turmas de 9º ano, nesse tipo de ensino, permanecem na escola por um período um pouco mais longo do que a carga horária regular e almoçam na escola. Esse tempo extra serve para ampliar o currículo e desenvolver atividades extracurriculares.
O ensino integral oferece diversos benefícios, sendo o primeiro deles o de atender à necessidade de uma educação plena e completa, muito além do ensino conteudista e tradicional. Nas turmas de 9º ano de Jijoca de Jericoacoara, os estudantes contarão com uma ampliação nas aulas de Língua Portuguesa e Matemática, além de novas aprendizagem nas disciplinas de Educação Financeira, Educação Socioemocional e Projeto de Vida.
Além disso, nas escolas da sede, em parceria com o NAEC, os alunos poderão optar por aulas de arte, música, teatro e dança.
Em uma escola integral, os estudantes aprendem novas habilidades, praticam esportes, e são incentivados a desenvolverem projetos. Eles são avaliados pelos professores de forma plena, ou seja, pelo desempenho além do currículo básico.
O prefeito Lindbergh Martins e o secretário de Educação, professor Vítor Albuquerque apresentaram no planejamento do tempo integral a ampliação para o 8º ano no ano de 2024 e a ampliação de uma série a cada ano, até que toda rede esteja atendendo em tempo integral, um grande desafio com uma ousada política de estado que vai passar pelas próximas gestões do município.
O tempo integral iniciou nesta última segunda-feira, 13/03, em todas as escolas de ensino fundamental que possuem 9º ano, com exceção da Escola Carlos Jereissati que inicia no próximo dia 20/03. Destaca-se ainda, que novos equipamentos foram adquiridos para ampliação das salas de aula, e que nenhum aluno foi remanejado de sua escola para outra, para que fosse implementado o Tempo Integral.
0 comentários:
Postar um comentário