A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) encerrou a primeira etapa do processo de discussão participativa sobre a gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara, na noite da última sexta-feira, 17/03, na Escola de EEEP Sandra Carvalho Costa, no município de Jijoca de Jericoacoara. Foi o quarto encontro, de uma série deę oficinas. A primeira, dia 16, em Camocim, a segunda, em Cruz, no período da manhã do dia 17, e a terceira, na parte da tarde, na Vila de Jeri.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), as áreas protegidas estão entre os instrumentos mais eficazes para promover a conservação da natureza e, ao mesmo tempo, promover e apoiar o desenvolvimento sustentável.
Nesse contexto, o modelo de gestão compartilhada de uma Unidade de Conservação (UC) tem por objetivo unir esforços da gestão pública com atores sociais e instituições locais, ampliando a capacidade gerencial da UC, fortalecendo a gestão da mesma, visando garantir a proteção e conservação da biodiversidade, propiciando turismo ecológico, educação ambiental e valorização das comunidades tradicionais.
A próxima etapa referente ao processo de gestão compartilhada do Parque Nacional de Jericoacoara será uma audiência pública que vai apresentar e discutir com todas as partes interessadas, o documento resultante das quatro oficinas.
0 comentários:
Postar um comentário