O prazo para se inscrever no semestre 2021.2 do Programa Universidade para Todos (Prouni), do Ministério da Educação, termina nesta sexta-feira (16). O projeto oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições privadas de educação superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
No Ceará, são ofertadas 3.330 vagas, sendo 1.978 integrais e 1.352 parciais. É o quarto maior número do Nordeste, atrás da Bahia, Maranhão e Pernambuco. Ao todo, há vagas em 63 dos 184 municípios cearenses. Em Fortaleza, são ofertados 88 cursos, incluindo áreas como Administração, Direito, Enfermagem, Medicina e Nutrição. Juazeiro do Norte, com 37 cursos, e Sobral, com 22, têm as maiores ofertas.
No Baixo Vale do Acaraú há vagas para Acaraú, Itarema e Morrinhos.
Pode se inscrever no programa o estudante brasileiro que não possua diploma de curso superior e ter participado do Enem 2020 e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o interessado não pode ter tirado zero na redação. Os alunos precisam se encaixar em pelo menos uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter estudado em escola da rede privada como bolsista integral da própria escola;
- Ser professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública (não é necessário comprovar renda);
- Ser pessoa com deficiência.
Para concorrer às bolsas integrais, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.
0 comentários:
Postar um comentário