Vereadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Acaraú, entraram em 03 de dezembro do corrente ano, com uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral, em desfavor do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Acaraú, por suposta fraude eleitoral por candidatura fictícia para cumprir o percentual mínimo legal de 30% da cota mínima por gênero.
Ocorre que depois das eleições municipais, ficou constatado que as candidatas Maria de Fátima Vasconcelos e Maria Lizete, ambas do PSB, não receberam se quer o próprio voto. Nas redes sociais (facebook) da candidata Maria Lizete do Nascimento, não há material de campanha seu divulgado, no entanto a publicações de outros candidatos ao cargo compartilhadas por ela, além disso a candidata não registrou nenhuma despesa de campanha. Não foi identificado redes sociais de Maria de Fátima Vasconcelos.
Se ficar constatado a fraude, poderá haver a invalidação de todas as candidaturas do PSB, a inelegibilidade por 8 anos de todos os candidatos a vereadores, o que poderá torná-los fichas sujas, bem como a cassação dos diplomas e mandados dos eleitos. Assim, a Câmara Municipal de Acaraú teria uma nova formação excluindo os vereadores eleitos e suplentes pelo PSB.
0 comentários:
Postar um comentário