quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Cruz, Bela Cruz e Jijoca de Jericoacoara fazem parte da lista de atenção de municípios com risco "alto" e "altíssimo" para Covid-19

Legenda: Cidades em verde: risco 1, novo normal / Amarelo: risco 2, moderado
Laranja: risco 3, alto / Vermelho: risco 4, altíssimo

Pelo menos 90 cidades cearenses apresentam nível de alerta "alto" ou "altíssimo" para incidência do novo coronavírus, segundo o monitoramento da doença apontado pelo IntegraSUS, plataforma da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), coletado às 10h desta quarta-feira (16). Há duas semanas, o sistema indicava 53 cidades com risco dentro dos mesmos parâmetros, o que revela aumento de 70% de inclusões no período.

Entre os dados analisados pela Sesa estão o aumento de casos diários, de internações, de testes positivos, de mortes e de leitos de UTI ocupados. A Pasta considera a análise de dados entre os dias 29 de novembro e 12 de dezembro. Outros dois níveis de alerta são o "novo normal" e o "moderado". 

No risco "altíssimo", estão 49 cidades, dentre as quais Jijoca de Jericoacoara, Caucaia, Aquiraz, Itapipoca, Amontada, Beberibe, Jaguaruana, Tauá e Boa Viagem. Em Tauá, entretanto, a taxa de positividade dos testes RT-PCR é de 25%, com tendência de queda.  

Cruz, Bela Cruz, Fortaleza, Pentecoste, Cascavel, Pacajus, Pacatuba, Horizonte e Redenção fazem parte da lista de 41 municípios inseridos no risco "alto" do alerta. Contudo, o percentual de leitos de UTI-Covid ocupados em Cascavel, por exemplo, está em tendência decrescente.

Dos 184 municípios cearenses, apenas 17 estão no nível 1 para risco de incidência da Covid-19. Dentre as cidades estão Marco, Morrinhos, Santana do Acaraú, Granja, Poranga e Ipaumirim. Algumas localidades, no entanto, têm tendência de aumento na taxa de ocupação da UTI, como Irauçuba (41,9%). 

Ao todo, 77 cidades estão no nível 2, considerado moderado para a incidência do vírus. Dentre elas, estão Acaraú, Itarema, Eusébio, Maracanaú, Paracuru, Sobral, Iguatu e Barbalha.

0 comentários:

Postar um comentário