O equipamento passou por dois leilões A-3 para contratar energia. Um em 2013 e outro em 2014. Por isso, terá duas fases de início de operação: em 1º de janeiro e em 30 de maio de 2015
As obras do complexo eólico de Itarema, a 237,1 km de Fortaleza, serão inciadas em 1º de maio deste ano. Formado por nove parques, quatro deles terão sua primeira operação comercial em 1º de janeiro do próximo ano, conforme informa o gerente de implantação do complexo, Achilles Barreto, da empresa Rio Energy.
A operação inicial se dará com 30 turbinas AW3000 (90 megawatts), destinadas aos parques Itarema I, II, III e V, vencedores do Leilão A-3 de 2013. E a segunda operação se dará em 30 de maio do próximo ano com 39 aerogeradores, cuja assinatura do contrato da Rio Energy para a compra dos equipamentos com a empresa espanhola Acciona Windpower foi anunciada ontem.
“Não podemos revelar os valores do contrato com a Acciona porque estamos em processo de sigilo de contrato com a empresa”, complementa o gerente de implantação do complexo.
Os 39 aerogeradores de 3 MW, com uma potência conjunta de 117 MW, para os parques Itarema IV, VI, VII, VIII e IX começarão a ser fornecidos em julho e seu funcionamento será mais tardio para respeitar o prazo do segundo leilão A-3, realizado apenas em 2014.
Saiba mais
O Ceará tem a segunda maior capacidade eólica instalada do País operando comercialmente, com 1233,2 megawatts, perdendo apenas para o Rio Grande do Norte que tem 1.728 megawatts.
O Povo
0 comentários:
Postar um comentário