quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Acaraú Folia 2015 se torna o carnaval mais procurado do litoral cearense

O governo de Paracuru informou que não haverá contratação de bandas
A medida adotada pelo Governo do Estado de suspensão de repasse de recursos para o Carnaval, somada à preocupação com a escassez de água, faz com que municípios tradicionais em realizar a festa carnavalesca, tenham suas edições de 2015 canceladas ou com um menor orçamento para as contratações de atrações musicais.

Em Caucaia, a prefeitura alega que não ocorrerá contratação de bandas por parte do município, bem como em Paracuru. Coreaú, Massapê e Jijoca de Jericoacoara na Zona Norte, também já se manifestaram que não realizarão o carnaval.

Em Sobral, na licitação publicada no portal do TCM, o município pretende “estimular as manifestações artísticas e culturais” da cidade, no dia 7 de fevereiro, com um desfile do Bloco dos Sujos. A cidade foi a que até agora a que mais eliminou gastos. Em Sobral, os cortes ultrapassam os 60%.

Assim como Sobral, Tianguá, São Benedito, Camocim, também optaram por diminuir seus orçamentos para os festejos. Com a diminuição nos repasses para a festa momina nessas cidades, consequentemente as atrações musicais serão de menor porte.
Matheus Fernandes volta ao Acaraú Folia e é destaque na na edição 2015
FOTO: Acaraú Folia 2013/Tide Andrade
Acaraú receberá seu maior publico
Com isto, nas redes sociais, cearenses de diversas cidades do interior, principalmente da Zona Norte, e da capital, já mostram empolgação com o Acaraú Folia 2015, que apesar de ser realizado na praça do centenário, é uma festa privada, e que só entra na arena quem tiver com o abada. Nesse caso o Governo Municipal cede apenas o espaço para a realização do evento durante os cinco dias.

Acaraú sempre recebeu uma grande multidão no período carnavalesco, mas, neste ano de 2015 o evento deverá receber seu maior publico, pois, além de cidades tradicionais terem cancelado as festas e outras diminuído os investimentos, Acaraú conta com grandes atrações da musica baiana como o Oito7Nove4, bando dos filhos do Bell Marques, ex vocalista do chiclete, Parangolé, e Selva Branca.

Um grande diferencial do carnaval de Acaraú para outras cidades é a segurança dada ao evento por seus organizadores. Não há super lotação, e além da policia militar, uma empresa privada faz a segurança dentro da arena.

Novidade
Programação
Esse ano há uma grande novidade para a segurança do folião, que muitos deles, tinham os seus abadas roubados quando se dirigiam para a praça da folia, ou retornando para as suas residencias.

A organização inovou, e cada folião que adquire um abadá, receberá cinco pulseiras, sendo uma de cada cor, e para cada dia de Folia.

Essa novidade, vai fazer com que, se alguém tiver o seu abadá roubado, quem roubou não vai poder entrar na arena, pois, para entrar, terá necessariamente que estar, além do abadá, com a pulseira, correspondente ao dia da festa.

Caso o folião seja roubado, ele deve fazer o B.O. e junto com as demais pulseiras procurar a organização para receber um outro abadá.

Uma outra novidade apresentada pela organização, é a participação de DJ e bandas tocando no Paredão do Hulk durante os intervalos, ou seja, os foliões não vão parar nem na troca de bandas no palco principal. A organização promete ainda que todos os dias a folia terminará às 05:30 horas.

Carnaval na Praia
Durante as festas carnavalescas em Acaraú, o município banca apenas as festas realizadas nas praias e em alguns distritos, no entanto neste ano, o município até o momento não divulgou se vai realizar ou não a festa momina.

O certo com tudo isso, é que o Acaraú se torna o carnaval mais procurado pelos foliões que adoram uma agitação, e quem sai ganhando é a cidade e seus moradores, principalmente os vendedores autônomos, que veem na festa carnavalesca a oportunidade de ganharem uma renda extra.

0 comentários:

Postar um comentário