Evento de orientação ocorreu em 7 de fevereiro, antes do carnaval
“Por meio da relação sexual, é possível adquirir-se inúmeras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), daí a necessidade do uso de preservativos”. Esse alerta foi proferido por Damiana Sampaio, técnica em enfermagem do campus de Acaraú, em evento de orientação sobre DSTs, ocorrido no dia 7 de fevereiro, período de pré-carnaval. “Ao cair na folia, brinquem com responsabilidade”, orientou Damiana. Na ocasião, os alunos assistiram a vídeos educativos e reportagens, além de terem recebido preservativos.
Damiana Sampaio ainda apontou a necessidade de todos fazerem o teste do HIV, vírus da imunodeficiência adquirida, causador da AIDS. “A região de Acaraú tem um alto índice de pessoas infectadas com o vírus, que precisam de tratamento para que a doença seja controlada. No Ceará existem 16 centros especializados que fazem o teste, inclusive em Sobral, na região Norte”, explicou.
Para a aluna Natália Gomes, do 3º semestre do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do campus de Acaraú, o evento de orientação é importante para que “os jovens cuidem mais da sua saúde e previnam inúmeras doenças transmitidas por meio da relação sexual”, ressaltou. Essa visão é compartilhada pela servidora e aluna do mesmo curso, Rosenete Pereira, “como a AIDS é uma doença silenciosa, é sempre importante prevenir-se na hora da relação”, declarou.
Para o professor Amilton Nogueira de Vasconcelos, diretor-geral do campus de Acaraú, além do compromisso da Instituição com a formação profissional e tecnológica, também “trabalhamos a cidadania no sentido mais global do termo, e a preocupação com a saúde e a integridade dos nossos estudantes”, apontou.