Pentecoste, Jijoca de Jericoacoara, Pacujá e Varjota ganham unidades da Polícia, fazendo subir a 90 o número de municípios atendidos. Investimento, segundo dados oficiais do governo estadual, chegou a R$ 4,7 milhões
Quatro novas delegacias de Polícia serão entregues hoje e amanhã pelo governo do Estado a municípios interioranos. As unidades se localizam em Pentecoste, Jijoca de Jericoacoara, Pacujá e Varjota, beneficiando, segundo dados oficiais, uma população de 105 mil habitantes.
Com as novas unidades, o Ceará passa a funcionar com 90 delegacias em todo o Estado, segundo a secretaria de Segurança Pública e Defesa Social. Dados do próprio governo indicam que quando Cid Gomes assumiu o governo em 2007, ainda para o primeiro mandato, havia delegacias em apenas 40 municípios.
As novas delegacias apresentam anexas à suas estruturas, as instalações de um posto da Polícia Militar. O investimento total nas quatro delegacias foi de R$ 4.7 milhões. De lá para cá, já foram construídas delegacias em outros 50 municípios, ampliando assim a presença da Polícia Judiciária para mais de 90 municípios.
Hoje, às 19 horas, acontece a inauguração da delegacia de Paraipaba. As outras três serão entregues amanhã, na seguinte ordem: Jijoca de Jericoacoara (10h), Pacujá (17h) e Varjota (19h).
Mais homens
A estrutura das novas delegacias conta com recepção, salas do Delegado Titular, do Delegado Adjunto, do inspetor chefe, sala de inspetoria/análise criminal, audiência/registro de boletim de ocorrência, sala do comandante do Destacamento da PM sala de apoio da PM, almoxarifado, depósito de armas, banheiros masculino e feminino inclusive para deficientes físicos, copa/refeitório, sala de custódia, depósito de material apreendido, celas, cela especial, sala de reconhecimento, alojamento para a Polícia Civil e alojamento para a Polícia Militar.
O aumento da insegurança tem levado o governo a aumentar os investimentos no Interior. Na última terça-feira, o governador Cid Gomes comandou a solenidade de formação de 920 novos homens na Polícia Militar, todos destacados para unidades localizadas em municípios interioranos.