Muita alegria e animação tomou de conta das cinco noites do Acaraú Folia 2013, realizado na Praça do Centenário, no Centro de Acaraú.
A grande animação da primeira noite de folia ficou por conta de Mister Babão, que embalou a todos com o estilo do axé. A praça ficou repleta de foliões, moradores da cidade e visitantes se surpreenderam, pois sempre a primeira noite de folia em Acaraú não costuma lotar totalmente o corredor da folia, como aconteceu neste ano.
![]() |
Foliões lotaram a praça no domingo |
Toda uma infraestrutura foi montada na praça, que contou com palco e camarotes, muitos banheiros químicos e quiosques que comercializam bebidas e alimentos. O evento contou ainda com mais de 100 seguranças particulares, aparato de segurança das polícias e fiscalização do Conselho Tutelar e do Juizado da Infância.
![]() |
Wesley Safadão e Garota Safada agitaram o domingo |
![]() |
Deputado Duquinha, Ricardo Som, Wesley Safadão e Pref. Alexandre Gomes |
No sábado a atração da noite foi a banda Acaiaca, que fez o público sair do chão. No domingo a grande atração foi a Banda Garota Safada comandada por Wesley Safadão. Na quarta noite de folia Rafaella Manville e Forró Real que tocou até o sol raiar foram as grandes atrações. E encerrando o Acaraú Folia 2013 com chave de ouro foi a vez de Matheus Fernandes fazer o publico sair do chão.
Os deputados Duquinha e Aníbal Gomes, estadual e federal respectivamente, o prefeito Alexandre Gomes, e vereadores também estiveram prestigiando o Acaraú Folia 2013, que contou também com a presença o prefeito Lindomar Filomeno de Jijoca e do ex prefeito de Itarema Robério Monteiro.
Além das atrações na praça do centenário, houve ainda atrações nas Praias de Aranaú, Barrinha de Baixo, Coroa Grande, Espraiado e de Arpoeiras, além do Açude das Piranhas, com realização da prefeitura municipal.
Além das atrações na praça do centenário, houve ainda atrações nas Praias de Aranaú, Barrinha de Baixo, Coroa Grande, Espraiado e de Arpoeiras, além do Açude das Piranhas, com realização da prefeitura municipal.
![]() |
Bonecos do Bloco AI DENTRO |
![]() |
Charanga da Mangueira |
Blocos
A segunda-feira de carnaval foi das tradicionais saídas de blocos e mela-mela por todos os bairros, com destaque para o bloco AI DENTRO do bairro de outra Banda que já conta com 15 anos de tradição. Integrantes vestidos de mulheres sendo puxados pelos tradicionais bonecos gigantes e pelas machinhas da charanga da mangueira, recebiam aplausos por onde passavam, saindo do bairro de outra banda em direção ao centro e depois retornando.
![]() |
Bloco Ai Dentro, 15 anos |
![]() |
Os mais animados se vestiram de mulher |
Em Alta
A estrutura de palco, som, iluminação, segurança, banheiros químicos, e as atrações que fizeram o melhor carnaval já realizado em Acaraú.
Em Baixa
O preço de algumas bebidas, que chegavam a custar até quatro vezes mais que o valor de mercado, e alvo de muitas reclamações por parte dos foliões era quando os mesmos compravam uma bebida dentro do corredor da folia e saia da praça por algum motivo, e ao retornar com a mesma bebida eram barrados pelos seguranças que não deixavam passar, tendo o folião ter que beber tudo ou jogar fora para poder passar.
Vaias
O publico do Acaraú Folia vaiou por duas vezes devido a demora de algumas atrações. As vaias começaram a ecoar no domingo devido a demora da Banda Garota Safada (que chegou a ser vaiada no mesmo dia em Granja), que estava prevista para começar sua apresentação às 03:00 horas, mais atrasou por quase uma hora. Um outro momento em que os foliões ensaiaram uma vaia foi na quarta noite, devido a demora da apresentação da Banda Forró Real, que para compensar tocou até o sol brilhar.
Apesar dos pontos negativos, o que é normal acontecer em qualquer evento, esse foi considerado o melhor carnaval já realizado em Acaraú, e por um cidadão acarauense, e já pode ser considerado o melhor carnaval da Zona Norte e um dos melhores do estado do Ceará.
O Acaraú Folia 2013 contou com o apoio de empresas privadas da região e da Prefeitura de Acaraú, e foi organizada pela RS Eventos, do acarauense Ricardo Som.
FOTOS: TIDE ANDRADE