O Ceará é o quinto estado brasileiro com maior proporção de municípios que utilizam lixões como destinação de resíduos sólidos. Dos 178 municípios com serviço de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, em 80,9% (144) a destinação/disposição final de resíduos sólidos é com vazadouros a céu aberto, os lixões.
Dados da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) 2023 foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira, 28.
Em março deste ano, o MPCE ajuizou uma Ação Civil Pública para que a Prefeitura de Acaraú encerre as atividades do "lixão" e elabore um plano para regulamentar a coleta de resíduos sólidos.
No que se refere aos serviços de coleta de resíduos sólidos especiais, o Ceará apresenta cobertura considerada intermediária, com uma quantidade considerável de municípios ainda sem esse serviço: 76,5% (140 de 183).
Dessa forma, o Ceará fica na nona posição entre os estados com menor cobertura na coleta de resíduos especiais. Os resíduos sólidos especiais incluem materiais que requerem tratamentos diferenciados, como resíduos industriais, hospitalares ou provenientes de grandes geradores.
O Povo
0 comentários:
Postar um comentário