Avanços na promoção de políticas públicas para a infância. Este é o foco do Selo Unicef, uma certificação dada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância para municípios que conseguem implementar políticas de apoio a crianças e adolescentes. A princípio, a iniciativa mira áreas cruciais, como saúde, educação e proteção.
Em 2024, as sete cidades do Baixo Vale do Acaraú foram certificadas com o selo: Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca de Jericoacoara, Marco e Morrinhos. O resultado foi divulgado nesta última quarta-feira, 7/11.
Entre os estados do Nordeste que mais se destacaram com o selo estão Ceará, com 158 cidades certificadas; Maranhão, com 129; e Bahia, com 69. Ainda aparecem Alagoas, com 56; e Paraíba, com 88.
A iniciativa do Unicef tem como objetivo apoiar e monitorar as regiões mais vulneráveis do Brasil, incentivando práticas que transformem a vida de milhares de crianças e adolescentes.
Entre as principais ações realizadas pelos municípios estão o fortalecimento de programas de combate à evasão escolar, que apresentaram uma redução significativa nas cidades certificadas.
Enquanto a média nacional de abandono escolar caiu 38% de 2019 a 2023, os municípios participantes do Selo Unicef reduziram esse índice em 47%.
Ao mesmo tempo, outro destaque está na vacinação infantil. Com o programa, municípios certificados aumentaram em quase 18% a cobertura da Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola) entre 2020 e 2023, em comparação ao aumento de 2,6% no restante do Brasil.
Esse salto na vacinação demonstra o empenho das administrações locais em priorizar a saúde e a prevenção de doenças.
0 comentários:
Postar um comentário