segunda-feira, 30 de setembro de 2024

Mulher é presa após cumprimento de mandado de busca e apreensão em Acaraú


A Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, da Delegacia Regional de Acaraú, com o apoio operacional do Núcleo Operacional de Acaraú, vinculado ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte, cumpriu na tarde desta segunda-feira, 30/09, Mandado de Busca e Apreensão em face de grupo criminoso especializado no roubo a residências.

Durante o cumprimento do mandado, diversos objetos roubados, avaliados em aproximadamente 15 mil reais, foram recuperados. Além disso, diversos aparelhos eletrônicos e uma porção de droga foram apreendidos. Na ocasião, M.R.S. (23) foi conduzida à Delegacia Regional de Acaraú, onde foi presa em flagrante e autuada pela prática do crime de receptação.

As investigações foram iniciadas após a prática de diversos roubos nas cidades de Cruz, Acaraú e Itarema.Após os procedimentos de praxe, a presa ficou à disposição da justiça.

Com informações da Polícia Civil do Ceará

Ciopaer realiza transporte aeromédico de vítima de acidente de moto em Jijoca de Jericoacoara


A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), realizou, nesse domingo, 29/9, o transporte aeromédico de um homem, de 33 anos. A vítima sofreu um acidente de motocicleta no município de Jijoca de Jericoacoara.

Conforme informações, o homem havia colidido a motocicleta em um imóvel do bairro Conjunto Primavera e estava internado em um hospital de Jijoca. Entretanto, devido ao agravamento do estado de saúde, foi necessária a transferência imediata do paciente para uma unidade de saúde em Sobral (AIS 14).

Diante disso, a aeronave, Fênix 03, partiu da base da Ciopaer em Crateús e pousou no Centro de Jijoca. Durante o trajeto para Sobral, que durou cerca de 25 minutos, o homem recebeu todo o suporte médico necessário. A ação contou com o apoio da Polícia Militar do Ceará (PMCE).

Transportes aeromédicos
Os helicópteros da Ciopaer são dotados de UTI aérea e atuam com médico e enfermeiro a bordo. O transporte aéreo é utilizado para reduzir o tempo de deslocamento entre as cidades por vias terrestres e agilizar a prestação de socorro aos pacientes mais debilitados.

Ascom Governo do Estado do Ceará

Alerta amarelo para ventos costeiros no RN, CE, PI e MA


O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta amarelo para ventos costeiros nesta segunda-feira (30) até às 10h00 de terça-feira, 1/10, os riscos potenciais desse alerta são: intensificação dos ventos nas regiões litorâneas, movimentando dunas de areia sobre construções na orla.

No Ceará, as cidades sob alerta são: Acaraú, Amontada, Aquiraz, Aracati, Barroquinha, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Cascavel, Caucaia, Chaval, Cruz, Eusébio, Fortaleza, Fortim, Granja, Icapuí, Itaiçaba, Itaitinga, Itapipoca, Itarema, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Marco, Martinópole, Pacatuba, Paracuru, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante, Senador Sá e Trairi.

Classificação da cor amarela dos alertas do INMET - Alerta Amarelo - Perigo Potencial: situação meteorológica potencialmente perigosa. Cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário

Com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET)

Vídeo mostra abandono de ambulâncias de Acaraú em terreno na cidade de Cruz


Neste domingo, 29/9, um vídeo circulou nas redes sociais de duas ambulâncias do município de Acaraú abandonadas. As ambulâncias estavam adesivadas com a marca da atual gestão municipal.

O que chamou a atenção, foi a localização onde se encontram os veiculos, em um terreno baldio na sede da cidade de Cruz. As ambulâncias tem placas oficiais de Acaraú. Um viatura da polícia militar também estava no terreno.

Abandonados, os veículos estão praticamente cobertos pela vegetação. O Blog O Acaraú deixa o espaço aberto para manifestações da Secretaria Municipal de Saúde de Acaraú e da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

domingo, 29 de setembro de 2024

CREDE 3 divulga o resultado final do XI Concurso Regional de Redação do Programa Estadual de Educação Fiscal


A Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 3, por intermédio da Célula de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem – CEDEA, tornou público o resultado final do XI Concurso Regional de Redação do Programa Estadual de Educação Fiscal/Preparação para o Enem 2024.


O objetivo do Programa de Educação Fiscal, é incentivar por meio da leitura e escrita a compreensão da proposta de redação preparando os alunos para o Enem 2024, torna pública a abertura de inscrições para participação das escolas estaduais sob sua abrangência do XI Concurso Regional de Redação do Programa de Educação Fiscal – PEF.

CLIQUE AQUI para acessar o Edital.

Equipe de Comunicação da CREDE 3

sábado, 28 de setembro de 2024

Fábio Costa, candidato a vereador pelo PT de Acaraú critica a falta de propostas para pessoas em vulnerabilidade social

O candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores - PT, na chapa que busca a reeleição da prefeita Ana Flávia (PSB), o Blogueiro Fábio Costa, publicou em seu blog que em meio a multidão dos comícios, há pessoas que estão na fila do desemprego, do SUS, que há pessoas que sobrevivem do Bolsa Família, que alguns saem dos comícios sem saber o que comer no outro dia, e que não vê em palanque, nenhum candidato em seus discursos questionar esse triste fato.

Fábio Costa tem pautado sua campanha na defesa das causas sociais e em defesa das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Caso chegue à Câmara Municipal, o petista promete propor a criação de um programa que vai doar mensalmente uma cesta básica para famílias com vulnerabilidade social com quarenta itens alimentícios.

Em junho de 2023, a Câmara de Acaraú chegou a aprovar o Projeto de Indicação N° 132/2023, para que o Município de Acaraú promova a criação do programa social de distribuição de renda e combate a fome intitulado de Acaraú Sem Fome. No entanto a atual gestão nunca colocou o projeto em prática.

O projeto que foi de autoria dos vereadores Jarbas Nascimento, Paulo Rocha, Ênio Andrade, Vagner Silveira, Claudenir Silveira, Rogério Silveira e Manoel do Neném, agora entrou no programa de propostas do candidato a prefeito Duquinha (Republicanos), que nos seus encontros informa que vai criar um programa de renda municipal, como os já realizados pelos governos Federal e Estadual.

Ao lado de Alexandre Gomes, ex-secretário de Educação de Acaraú, Vitor Albuquerque, grava para a campanha de Duquinha


Ex-secretário de Educação de Acaraú, o professor Vitor Albuquerque, esteve em Acaraú em encontro com o ex-prefeito Alexandre Gomes, onde gravaram propaganda eleitoral para a campanha do deputado Duquinha, candidato a prefeito de Acaraú pelo Republicanos.

Vitor iniciou o vídeo falando que Alexandre foi o maior gestor que Acaraú já teve. Vitor disse ainda que Alexandre lhe dava total autonomia para reverter um quadro que Vitor chamou de assustador, quando cerca de 50% das crianças acarauenses saia do 2º para o 3º ano sem estarem alfabetizadas.

Vitor destacou ainda que com uma grande equipe na secretaria de educação e nas gestões das escolas, com os profissionais da educação e com os professores, que Vitor chamou de protagonistas, realizaram um trabalho de reversão do critico quadro recebido por Alexandre Gomes.

O ex-secretário destacou também que no final das duas gestões de Alexandre, o município já ocupava as primeiras posições da região em educação. Que o último dado da gestão Alexandre, 95% das crianças acarauenses já passavam do 2º para o 3º anos alfabetizadas.

Destacou ainda que Alexandre deixou assegurado que 60% dos recursos dos precatórios do Fundef fossem garantidos para os professores. Que o trabalho na gestão de Alexandre foi pautado na motivação dos profissionais da educação e dos alunos, e com formações constantes para motivar os professores.

Em sua fala, Alexandre disse que tudo tem que ter investimento, e que o deputado Duquinha chega cheio de projetos e vontade de trabalhar, e que essa motivação é que quer passar para os professores, os alunos, com investimentos, projetos e muito trabalho, para revolucionar a educação do município.

Atualmente Vitor é secretário de educação do município de Jijoca de Jericoacoara. o município tem se destacado nos principais indicadores que medem a qualidade da educação no Estado do Ceará e no Brasil. 

Brasil terá 9 feriados prolongados em 2025


O calendário de feriados de 2025 deve alegrar os brasileiros após um 2024 com menos emendas. Dos 13 feriados nacionais, nove cairão em dias úteis de trabalho, podendo render folgas prolongadas. Ainda haverá as datas comemorativas estaduais e municipais, que dão direito a descanso extra a quem morar no local.

Profissionais que não fazem parte de categorias consideradas essenciais e trabalham com carteira assinada têm direito a folga nos feriados . Caso seja convocado a trabalhar, o funcionário deve ter folga compensatória ou remuneração paga em dobro.

Confira o calendário de feriados nacionais em 2025

Janeiro
– 1º de janeiro (quarta-feira): Confraternização Universal – feriado nacional

Março
– 3 de março (segunda-feira): Carnaval – ponto facultativo
– 4 de março (terça-feira): Carnaval – ponto facultativo
– 5 de março (quarta-feira): Quarta-feira de Cinzas – ponto facultativo válido até as 14h

Abril
– 18 de abril (sexta-feira): Sexta-feira Santa – feriado nacional
– 20 de abril (domingo): Páscoa – feriado nacional
– 21 de abril (segunda-feira): Tiradentes – feriado nacional

Maio
– 1º de maio (quinta-feira): Dia do Trabalho – feriado nacional

Junho
– 19 de junho (quinta-feira): Corpus Christi – ponto facultativo

Setembro
– 7 de setembro (domingo): Independência do Brasil – feriado nacional

Outubro
– 12 de outubro (domingo): Nossa Senhora Aparecida – feriado nacional

Novembro
– 2 de novembro (domingo): Finados – feriado nacional
– 15 de novembro (sábado): Proclamação da República – feriado nacional
– 20 de novembro (quinta-feira): Dia de Zumbi e da Consciência Negra – feriado nacional

Dezembro
– 24 de dezembro (quarta-feira): Véspera de Natal – ponto facultativo após as 14h
– 25 de dezembro (quinta-feira): Natal – feriado nacional
– 31 de dezembro (quarta-feira): Véspera do Ano-Novo de 2026 – ponto facultativo após as 14h

Em 2025, os feriados nacionais serão o Ano-Novo, Sexta-Feira Santa, Páscoa, Tiradentes, Dia do Trabalho, Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, Finados, Proclamação da República, Dia da Consciência Negra e Natal. Além das seis datas de ponto facultativo, sendo elas o Carnaval, a Quarta-feira de Cinzas, Corpus Christi e as vésperas de Natal e Ano Novo.

sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Funcionário público é apontado como coordenador de esquema de fraude em concursos no Ceará


Um funcionário público do município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), é apontado por uma investigação policial como um dos coordenadores de um esquema de fraude a concursos públicos aplicados em Fortaleza e em Pacajus. A reportagem apurou que se trata de Erick de Paula Alves.

Em maio do ano passado, Erick já havia sido preso pelo mesmo motivo na operação "Quebrando a Banca", deflagrada pela Polícia Civil. À época, também foram capturados outros dois homens que estavam com ele em um local de prova com celulares escondidos em peças íntimas, por onde recebiam informações sobre os gabaritos dos concursos.

O nome do suspeito consta ainda na lista de aprovados em um concurso público da Prefeitura de Eusébio, de 2018. De acordo com o documento, ele foi classificado em primeiro lugar para o cargo de agente de combate a endemias do município.

Diário do Nordeste

Mulher se torna policial e ajuda a prender assassino do próprio pai


Uma história com início trágico teve o desfecho marcado por justiça. Nesta semana, a escrivã Gislayne Silva de Deus, de 36 anos, participou de operação da Polícia Civil de Roraima que prendeu o assassino do pai dela. O crime aconteceu há 25 anos e estava sem solução até a prisão do criminoso, que aconteceu nessa quarta-feira, 25/9.

Raimundo Alves Gomes, de 60 anos, estava foragido desde 2016. Ele já havia sido indiciado pelo assassinato de Givaldo José Vicente de Deus em 2013, quando teve primeiro pedido de prisão expedido.

Segundo a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Roraima (SESP), após mais de duas décadas do crime, Raimundo foi localizado em uma região de chácaras, onde se escondia da Justiça. Nessa quinta, o criminoso passou por uma audiência de custódia que manteve a prisão.

Gislayne contou que a prisão representa um “momento de paz” para a família, que buscava justiça mesmo após tantos anos. "A sensação que eu e a minha família temos hoje é de que a justiça foi feita e que a gente finalmente vai ter paz", resumiu.

Diário do Nordeste

MP do Ceará orienta que conselheiros tutelares de Acaraú sigam legislação para não perderem cargo por envolvimento com as eleições


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú, recomendou no dia 27 de agosto que os conselheiros tutelares da cidade, no contexto das eleições municipais, observem uma série de condutas para evitar perda do cargo ou ficar inelegíveis em mandatos futuros. A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Irapuan Dionízio da Silva Júnior, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú.

Caso algum conselheiro tutelar seja candidato nas eleições municipais de 2024, a orientação é que já tenham sido afastados da função. De acordo com a legislação eleitoral, essa é uma condição para ter a candidatura legalizada. Além disso, se o profissional responsável por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes estiver cumprindo sua função como conselheiro tutelar, ele não pode fazer propaganda eleitoral ou partidária, angariar votos, ter conduta com viés de pedir votos ou mesmo promover a candidatura de terceiros. Caso o conselheiro tutelar não cumpra os termos da recomendação, ele poderá perder o mandato atual ou não ser autorizado a tomar posse em mandatos futuros.

Segundo entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os conselheiros tutelares equiparam-se a servidores públicos. A condição, portanto, exige a desincompatibilização em caso de candidatura, para evitar que a função pública seja desvirtuada em razão de interesses eleitorais. A 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú enviou a recomendação para os conselheiros tutelares de Acaraú, para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e para o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA).

Ascom Ministério Público do Ceará

quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Campanha de Duquinha denuncia possível abuso de poder econômico na eleição de Acaraú


Candidato a prefeito de Acaraú pelo Republicanos, o deputado Duquinha, publicou em suas redes sociais na manhã desta quinta-feira, 26/9, vídeo que denuncia possível abuso de poder econômico no pleito eleitoral de Acaraú. Duquinha reproduziu a fala do deputado federal Robério Monteiro, esposo da candidata a reeleição Ana Flávia (PSB), que durante comício no último domingo, 22/9, no Bairro Morada Nova, disse: "nós já fizemos a maior convenção da história dessa cidade, já fizemos a maior carreata da história democrática dessa cidade, nós fizemos a maior inauguração de um comitê dessa cidade, e eu quero fazer o maior comício da história dessa cidade, e nós vamos fazer a maior festa, porque ele não tem condição de fazer e nós vamos fazer".

Duquinha chamou ainda a atenção da população e disse que a população não deve festejar grandes eventos, e que por causa dos desmandos é que Acaraú está afundando, disse Duquinha. O Republicano disse ainda que a saúde de Acaraú está liquidada, as farmácias do município sem remédio, a população sem assistência e desconto na folha de pagamento de funcionários sem explicação. Duquinha ainda questionou parte da população que acompanhava o evento: "E vocês estão aplaudindo o quê? è por isso que a nossa saúde é da pior qualidade, educação da pior qualidade, ainda festejam isso. Temos que festejar uma saúde de primeira qualidade, uma educação de boa qualidade, uma segurança pública, uma assistência social. Acho que o deputado não tá bem equilibrado nas suas palavras, o homem que ostentar é a grandiosidade do poder", disse Duquinha.

Na justiça eleitoral, o abuso de poder econômico se refere à utilização excessiva, antes ou durante a campanha eleitoral, de recursos materiais ou humanos que representem valor econômico, buscando beneficiar candidato, partido ou coligação, afetando assim a normalidade e a legitimidade das eleições.

Justiça acata ação do MP Eleitoral e proíbe atos de campanha com barulho excessivo em Cruz


Após atuação da Promotoria da 30ª Zona Eleitoral, a Justiça determinou, liminarmente, a proibição do uso de fogos de artifício, além da realização de eventos sonorizados acima do limite determinado pela legislação a todos os candidatos da cidade de Cruz. O Ministério Público Eleitoral ingressou com a representação após carreata promovida pelos candidatos a prefeito e vice-prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), José Waldery Muniz e Carlos Dias, da coligação “Juntos para Cruz continuar crescendo”.

Conforme a representação do MP, o evento de campanha realizado no dia 14 de setembro violou a legislação. A ação descreve que os veículos que participaram do ato, ainda estacionados e sem nenhum condutor dentro, estavam com som excessivo e acima do limite legal de 80 decibéis. Assim, na liminar, a Justiça proibiu barulho com volume acima do permitido, sob pena de multa de R$ 50.000,00. O processo pode ser consultado pelo número 0600629-18.2024.6.06.0030.

Ascom MPCE

Após atuação do MP Eleitoral, Justiça impede que candidatos à Prefeitura de Acaraú promovam poluição sonora em atos de campanha


A Justiça acatou representações do Ministério Público Eleitoral e condenou a atual prefeita do município de Acaraú e candidata à reeleição, Ana Flávia Ribeiro Monteiro, e o candidato Manoel Duca da Silveira Neto a não realizarem atos de campanha com uso excessivo de equipamentos de som. Os atos de campanha devem obedecer a legislação e limitar a pressão sonora a 80 decibéis.

A primeira representação do MP foi contra Ana Flávia Ribeiro Monteiro e Rogério Rios, candidatos a prefeita e vice-prefeito pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) na coligação “Continuidade e Progresso”. Segundo consta nos autos, Ana Flávia Ribeiro Monteiro inaugurou o comitê central e divulgou vídeos em seu perfil oficial no Instagram, comprovando que utilizou “paredão de som” e abusou na intensidade sonora permitida para o evento.

A outra representação foi contra Manoel Duca da Silveira Neto e Francisco Bispo Parnaíba, candidatos respectivamente a prefeito e vice-prefeito pelo Partido Republicanos na coligação “Liberta Acaraú”. Na ação, o MP Eleitoral destaca que Manoel Duca realizou propagandas irregulares, comprovadas por meio de publicações divulgadas no perfil pessoal do candidato, e desrespeitou a legislação sobre perturbação do sossego. Além de utilizar “paredão de som”, o evento do candidato interditou a principal rodovia de entrada e saída da cidade.

Nas sentenças, a Justiça destaca, ainda, que os dois candidatos fizeram atos de campanha a menos de 200 metros do Batalhão da Polícia Militar e do Abrigo Municipal. “No caso, a passeata/carreata sonorizada (ou não) próxima ao Batalhão da Polícia Militar embaraçam a boa prestação do serviço relativo à segurança pública, principalmente pela possibilidade de dificultar a circulação das viaturas policiais, em razão da aglomeração de pessoas. Quanto ao evento próximo do Abrigo municipal, compromete-se o sossego, a tranquilidade e os trabalhos pedagógicos dirigidos às crianças e adolescentes acolhidos”.

Diante das irregularidades cometidas, a Justiça determinou aos candidatos a proibição de poluição sonora em atos de campanha, sob pena de multa no valor de R$ 50 mil, caso não seja observado o limite sonoro estabelecido em lei. Cabe recurso às decisões. O processo contra Ana Flávia pode ser consultado pelo número 0600373-75.2024.6.06.0030. Já o processo contra Manoel Duca está registrado com o número 0600386-74.2024.6.06.0030.

Ascom MPCE

Ação conjunta resulta na prisão de suspeito de tráfico e posse ilegal de arma de fogo em Morrinhos


Uma ação conjunta realizada pela Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) resultou no cumprimento de um mandado de busca e apreensão e na prisão em flagrante de um suspeito de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo. A ação ocorreu, nessa terça-feira, 24/9, no município de Morrinhos.

Após investigações, os agentes das Forças de Segurança se dirigiram ao bairro São Luís, no intuito de cumprir a ordem judicial expedida pela 5ª Vara Criminal de Sobral. O alvo do mandado era a residência de um indivíduo, de 31 anos, suspeito de chefiar um grupo criminoso com atuação na cidade de Morrinhos.

Durante as buscas no imóvel, os policiais civis e militares apreenderam 23 g de crack, 16 g de cocaína e 15 munições calibre 38. Além do material ilícito, foram encontradas uma balança de precisão, quatro aparelhos celulares, uma maquineta de cartão e diversos cartões e anotações de senhas bancárias.

Diante dos fatos, o suspeito e o material apreendido foram conduzidos até a Delegacia Municipal de Marco. O homem, de 31 anos, que já possuía duas passagens por tráfico de drogas e duas passagens por posse ilegal de arma de fogo, foi autuado em flagrante pelos mesmos crimes. O suspeito segue à disposição da Justiça.

Ascom SSPDS

Carta de Compromisso das Mulheres da Bacia do Acaraú fortalece protagonismo feminino na gestão de recursos hídricos


No mês de setembro, a cidade de Sobral foi palco do I Seminário Água e Gênero, evento que reuniu mulheres da Bacia Hidrográfica do Acaraú para debater a participação feminina na gestão dos recursos hídricos.

Durante o seminário, foi assinada a Carta de Compromisso das Mulheres da Bacia do Acaraú, documento que formaliza as estratégias discutidas e propõe ações concretas para ampliar a atuação das mulheres no setor.

A iniciativa foi promovida pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Acaraú em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) e a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH).

O documento propõe pautas ao Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos (SIGERH) com o objetivo de fortalecer o protagonismo feminino e garantir mais espaço para as mulheres nas decisões sobre a gestão das águas.

Entre as ações definidas na Carta estão:
- O mapeamento e estímulo do protagonismo das mulheres na Bacia do Acaraú, destacando experiências de sucesso
- A criação de espaços no Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos para debater questões de gênero
- A promoção de formação e capacitação contínua para mulheres em comissões e associações voltadas ao abastecimento
- O apoio a mulheres empreendedoras e àquelas comprometidas com a equidade de gênero na gestão de recursos hídricos
- O fortalecimento da participação feminina nos espaços de decisão

Além de formalizar as estratégias, a Carta também convida outras mulheres da Bacia do Acaraú a participarem do Grupo de Trabalho (GT) Mulheres, ampliando a rede de apoio e atuação feminina na preservação dos recursos hídricos.

A Carta de Compromisso é um passo importante para consolidar a equidade de gênero no setor hídrico, promovendo capacitação e participação ativa das mulheres em todas as etapas da gestão da água. A expectativa é que essa iniciativa inspire outras bacias hidrográficas do Ceará e do Brasil a adotarem medidas semelhantes.

Sobre o seminário
O I Seminário Água e Gênero contou com a presença de diversas lideranças femininas da região e teve como objetivo promover um espaço de discussão sobre o papel da mulher na gestão dos recursos hídricos, além de incentivar a criação de políticas e práticas que fortaleçam a atuação feminina no setor.

Campanha de Duquinha destaca a implantação do IFCE de Acaraú na sua segunda gestão de prefeito


O candidato a prefeito de Acaraú, Duquinha (Republicanos) destacou em conteúdo para sua campanha, um dos equipamentos mais importantes já implantados para o município e sua população, o Instituto Federal do Ceará - IFCE Campus Acaraú.

Implantado na gestão de Duquinha no seu segundo mandado de prefeito de Acaraú, através do deputado federal Aníbal Gomes, ainda na gestão de Duquinha, o Governo Federal realizou o lançamento da Pedra Fundamental e iniciou a obra, que foi finalizada e inaugurada na gestão do ex-prefeito Pedim do Cleto.

Para a implantação do IFCE, Duquinha como prefeito, junto com a Paroquia de Acaraú, na época administrada pelo Monsenhor Edson Magalhães, deram o terreno como contrapartida para a instalação do Campus de Acaraú do IFCE.

"O IFCE Campus Acaraú tem sido esquecido pela atual gestão municipal. Essa instituição é um pilar fundamental para o desenvolvimento educacional e econômico da nossa cidade. Vamos juntos lutar por mais investimentos, infraestrutura adequada e valorização dos nossos estudantes e professores. Educação é o caminho para um futuro melhor, e Acaraú merece atenção e respeito!", disse Duquinha.

terça-feira, 24 de setembro de 2024

Ex-primeira-dama Manuela Costa participou de ato de campanha de Duquinha


Candidato à prefeitura de Acaraú, o deputado Duquinha (Republicanos) teve no último dia 18, o 'reforço' da ex-primeira-dama Manuela Costa em um ato de campanha.

Na sede do Parque de Vaquejada, Manuela participou do evento Encontro com as Mulheres Poderosas, onde reuniu centenas de mulheres de diversas regiões de Acaraú.

Bastante querida em Acaraú, Manuela se dedicará nessa reta final a campanha do sogro. Manuela também tem apoiado seu irmão, o advogado Roberto Filho (PSDB), que é candidato a prefeito em Iguatu.

Polícia Civil identifica e captura suspeito de ameaçar eleitores de candidato em Jijoca de Jericoacoara


Um trabalho rápido da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) culminou na identificação e localização de um homem, de 23 anos, suspeito de compartilhar, por meio de redes sociais, mensagem de cunho político com teor de ameaças direcionadas a eleitores de um candidato a prefeito da cidade de Jijoca de Jericoacoara. A ofensiva ocorreu nessa segunda-feira, 23/9.

A ação investigativa foi coordenada pelo Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte) e contou com o auxílio do Departamento de Inteligência Policial (DIP). Conforme levantamentos policiais, o suspeito compartilhou um comunicado ameaçando moradores a não comparecer a um comício de um candidato a prefeito da região.

Com as informações, as equipes localizaram o homem, que foi conduzido para uma unidade plantonista da PCCE na região, onde foi ouvido. Na ocasião, um procedimento policial foi instaurado na Delegacia Municipal de Jijoca de Jericoacoara. O inquérito será encaminhado para a Polícia Federal, que seguirá com as investigações cabíveis também para identificar se ele é integrante de grupo criminoso.

O clima eleitoral em Jijoca de Jericoacoara tem sido marcado por medo, por conta de mensagens intimidatórias enviadas a grupos de WhatsApp. O teor das mensagens sugere graves consequências para os que optarem por participar dos eventos políticos do candidato a prefeito Márcio Aldigueri (PSD), espalhando medo entre os eleitores.

As pessoas que receberam as ameaças têm certeza de que é uma tentativa de coagir a população a não comparecer aos comícios de Márcio Aldigueri, candidato da situação. O clima de intimidação tem gerado uma onda de medo, pois impede que os cidadãos exerçam o direito de participar livremente do processo eleitoral.

Com Informações da Ascom Polícia Civil do Ceará/Opinião CE

IFCE recebe empresário Italiana para parceria visando o desenvolvimento de turismo sustentável nos manguezais


O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará recebeu, no último dia 13, a visita do empresário Giorgio Bonelli, italiano fundador do Grupo Alchymist. O objetivo do encontro foi discutir possíveis parcerias para o desenvolvimento de turismo sustentável nos manguezais do Ceará, aliando pesquisa científica sobre o ecossistema e educação ambiental.

Estiveram presentes na reunião a Professora Rafaela Maia, coordenadora do Laboratório Ecomangue, e o professor Rubens Feijo, Coordenador de Pesquisa do Campus. Conforme professor Rubens, essa parceria tem grande potencial para "promover a conservação ambiental e o turismo consciente na nossa região!", avaliou.

IFCE Campus Acaraú

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Cearense preenche lacuna na literatura de empreendedorismo e lança livro inédito sobre networking


O empresário cearense Allan Christyan, CEO do Grupo Notorium, lança seu livro inédito, "O que não te ensinaram sobre networking", este mês, trazendo à luz um tema um tanto negligenciado na literatura de empreendedorismo brasileira: a construção de redes de relacionamentos profissionais. Em um cenário marcado pela escassez de publicações sobre networking, a obra se destaca como um guia prático e acessível para todos que buscam aprimorar suas habilidades de conexão.

Nascido em Uruburetama e radicado em Marco-CE, Allan Christyan é um exemplo de como o networking pode ser uma alavanca poderosa para o sucesso profissional. Desde jovem, ele participou de eventos e congressos, onde teve a oportunidade de interagir com líderes do setor jurídico e acadêmico. Essas experiências não apenas moldaram sua carreira, mas também o inspiraram a escrever um livro que compartilhasse as lições aprendidas ao longo do caminho. “O networking não é apenas sobre fazer contatos; é sobre cultivar relacionamentos que podem gerar oportunidades reais”, afirma Allan.

Em "O que não te ensinaram sobre networking", o autor oferece uma visão abrangente sobre como estabelecer e manter conexões significativas. O livro inclui dicas práticas, estudos de caso e relatos pessoais, proporcionando uma leitura envolvente e informativa. Allan busca desmistificar o networking, mostrando que ele é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa disposta a se dedicar.

Os lançamentos do livro acontecerão em dois eventos gratuitos, abertos ao público. O primeiro será em Fortaleza, no dia 25 de setembro de 2024, às 18h30, no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará. No dia seguinte, 26 de setembro de 2024, Allan estará em sua cidade natal, Marco, no Colégio Manuel Osterno Silva, também às 18h30. Ambas as ocasiões prometem ser uma oportunidade única para os participantes se aprofundarem no tema do networking e interagirem diretamente com o autor.

A importância da obra é reforçada pelo fato de que, apesar do crescimento do empreendedorismo e da busca por desenvolvimento profissional no Brasil, a literatura específica sobre networking ainda é limitada. Allan espera que seu livro inspire não apenas os profissionais, mas também os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. “Construir conexões é um investimento que traz retornos ao longo da vida. Quero que as pessoas vejam o valor nas relações que cultivam”, conclui.

Os lançamentos do livro acontecerão em dois eventos gratuitos, abertos ao público. O primeiro será em Fortaleza, no dia 25 de setembro de 2024, às 18h30, no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará. No dia seguinte, 26 de setembro de 2024, Allan estará em sua cidade natal, Marco, no Colégio Manuel Osterno Silva, também às 18h30. Ambas as ocasiões prometem ser uma oportunidade única para os participantes se aprofundarem no tema do networking e interagirem diretamente com o autor.

A importância da obra é reforçada pelo fato de que, apesar do crescimento do empreendedorismo e da busca por desenvolvimento profissional no Brasil, a literatura específica sobre networking ainda é limitada. Allan espera que seu livro inspire não apenas os profissionais, mas também os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. “Construir conexões é um investimento que traz retornos ao longo da vida. Quero que as pessoas vejam o valor nas relações que cultivam”, conclui.

MP do Ceará entra na Justiça para que poder público regularize estação de tratamento de esgoto que vem causando danos ambientais em Marco


O Ministério Público do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Marco, ajuizou, nesta quarta-feira, 18/9, Ação Civil Pública (ACP) para obrigar o Estado do Ceará e a Prefeitura de Marco a regularizar a situação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Panacuí, na zona rural do município, sob pena de multa diária de R$ 10 mil. De acordo com o MP do Ceará, a unidade funciona sem licença ambiental e, por carecer de estruturas de impermeabilização, tem causado danos ambientais a rios, córregos e lençóis freáticos, afetando a qualidade da água para consumo da população local e impactando a biodiversidade da região.

A ação também foi ajuizada contra a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar) e a Associação Comunitária Força Unida de Panacuí. “A gestão deficiente da ETE deve ser atribuída a uma responsabilidade compartilhada por todos os entes citados, os quais devem, conjuntamente, atuar para reparar a ETE e mitigar os danos ambientais causados, tornando assim necessária a intervenção judicial do Ministério Público”, destaca o promotor de Justiça Willian Rodrigues da Silva.

Entenda o caso

O MP do Ceará acompanha a regularização das licenças do sistema de esgotamento sanitário de Panacuí desde 2015, quando a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semace) encaminhou ao Ministério Público relatório que apontava falhas na gestão da ETE por falta de controle de qualidade dos resíduos gerados pela estação. Ao longo dos anos, o MP acionou os órgãos responsáveis pela gestão e fiscalização do sistema sem, contudo, obter nenhuma solução para o problema.

Carro cai em lagoa em Jijoca de Jericoacoara ao desviar de motociclista que fazia manobras arriscadas


Um carro caiu em uma lagoa, no município de Jijoca de Jericoacoara, no interior do Ceará, após desviar de um motociclista que fazia manobras arriscadas no local. O acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira, 18/9, em uma estrada de terra, em frente ao Boqueirão, com o veículo tendo parado na Lagoa do Paraíso.

Ao fazer o desvio, o motorista conta que perdeu o controle do automóvel, que então desceu o barranco e caiu na água. O carro, em seguida, foi rebocado e pôde sair da lagoa, em Jijoca. O condutor não teve ferimentos em decorrência do acidente. O veículo, após o ocorrido, era encaminhado para uma oficina mecânica, para receber reparos.

GC Mais

domingo, 22 de setembro de 2024

Teto de escola recém reformada em Itarema desaba


Moradores próximos da Escola de Tempo Integral Senador Ozires Ponte, do Distrito de Carvoeiro, em Itarema, tomaram um susto por volta das 17:00 horas deste domingo, 22/9, após o teto de uma área de lazer desabar.

De acordo com informações, a escola passou por uma reforma que durou de janeiro até julho último, sendo entregue como Escola de Tempo Integral. Moradores deram Graças a Deus que o desabamento ocorreu no domingo, e não em um dia letivo.

Os moradores questionam a qualidade do serviço na reforma da escola, e temem em mandar seus filhos para a aula nessa segunda-feira, 22/9.

Justiça Eleitoral determina retirada de palanque por obstrução e propaganda irregular da candidata Ana Flavia no Bairro Morada Nova


O Juiz Eleitoral da 30° Zona Eleitoral, determinou determinar a Coligação da Candidata Ana Flávia, que providenciassem a RETIRADA IMEDIATA, em 2 horas, do palco/palanque e da propaganda eleitoral irregular localizada na "confrontação das ruas Padre Luiz Martins e Rua Padre João Batista Pereira, no Bairro de Morada Nova, Acaraú ", sob pena de multa honorária e solidária entre os representados no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), sem prejuízo da multa no parágrafo 8º do art. 39 da LE. O palco estava montado para evento no Bairro Morada Nova.

Conforme a Justiça Eleitoral, a regra é a vedação de veiculação de material de propaganda eleitoral em bens públicos ou particulares, salvo as hipóteses do art. 37, §2º, da LE. A norma somente permite o uso de material de campanha em vias públicas em casos muito específicos, não havendo menção a palco ou palanque.

Ademais, segundo a decisão, o fechamento da via pública para a realização do evento político obstrui o direito de ir e vir dos cidadãos, compromete a mobilidade urbana e interfere no exercício de propaganda eleitoral por outros candidatos, o que pode caracterizar abuso de poder, conforme previsto no artigo 22 da Lei Complementar nº64/1990.

Pelas imagens e vídeos juntados aos autos com a inicial, verifica-se a instalação de palanque em via pública, turvando o trânsito e com a imagens dos candidatos em dimensões expressivas, configurando propaganda irregular com impacto visual de outdoor e utilizando-se de bens públicos (ruas).   

Da análise da documentação acostada aos autos, em sede de cognição sumária, verificou aparente desrespeito às regras de propaganda eleitoral. "Desse modo, considerando o conjunto fático-probatório dos autos, entendo caracterizada a probabilidade do direito, qual seja, a proibição da propaganda irregular por parte dos representados e a obstrução de via pública. Quanto ao perigo de dano, é inerente ao processo eleitoral, que vela pela isonomia entre os candidatos.", disse o juiz.

Pesquisa pela corrida do executivo de Jijoca de Jericoacoara é divulgada


Neste domingo, 22/9, foi divulgada uma pesquisa realizada pela Camminus Pesquisa e Marketing que coloca como o favorito na disputa pela Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara Márcio Aldigueri (PSD). Segundo os dados, Márcio lidera a corrida eleitoral com 46,2% das intenções de voto.

O segundo colocado, Leandro César (PP), aparece com 38,4%, seguido por Everardo Diogo (União Brasil) que registra 9%. Já Elivandro Brito pontua com 0,8%. A pesquisa também revelou que 0,8% dos entrevistados pretendem votar em branco ou nulo, enquanto 4,8% se declararam indecisos ou não responderam à pesquisa.

Realizada entre os dias 18 e 19 de setembro, a pesquisa entrevistou 400 eleitores e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o número CE-02215/2024. A margem de erro é de 4,86 pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Com informações do Jijoca Jeri Online

Candidatos da oposição denunciam corrupção eleitoral em Acaraú


O jornalista Garcês Almeida publicou em suas página no Facebook, o Via Acaraú, que interlocutores teriam procurado dois candidatos a vereadores da coligação do candidato a prefeito Duquinha (Republicanos). Garcês lembrou ainda da fala do atual vice-prefeito, e candidato a vice na chapa de oposição, Mano da Melancia, que em reunião em uma localidade acusou um vereador da base da prefeita, votado na região de Aranaú, de lhe perguntar quanto ele queria para não ser vice de Duquinha. O vereador, segundo Mano, falava em nome de um político de Itarema.

Agora segundo o jornalista, foi a vez de dois candidatos a vereadores pela oposição denunciarem a tentativa de compra de apoio. O primeiro foi o professor do IFCE, Roberto Medeiros, candidato pelo PL. Logo em seguida, a servidora pública Lurdinha (vídeo), candidata pelo MDB. De acordo com Garcês, os dois candidatos contam a mesma história, de que foram procurados por Rogério Rios, candidato a vice-prefeito e um secretário municipal com a mesma oferta: emprego no gabinete da prefeita. Em troca teriam que passar a apoiar a candidatura de Ana Flavia.

Um terceiro vereador, também do PL, teria sido procurado por um secretário municipal com a ema oferta.

O que diz a Lei

O artigo 299 do Código Eleitoral brasileiro define o ato de dar, oferecer, prometer ou receber, para si ou para outra pessoa, qualquer vantagem, como dinheiro, bens ou favores, em troca de votos, como crime eleitoral.

De acordo com a legislação, não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ou recebida para configurar o crime.  A simples promessa já caracteriza a corrupção eleitoral.

Essa prática é punida com reclusão de um a quatro anos, além do pagamento de multa que pode variar de cinco a quinze dias-multa.

Além disso, tanto quem oferece quanto quem aceita a vantagem pode ser responsabilizado. Candidatas e candidatos envolvidos em corrupção eleitoral, além de responderem criminalmente, podem sofrer sanções eleitorais, como a cassação do registro ou diploma, conforme previsto no artigo 41-A da Lei nº 9.504/97.

A oferta ou promessa de bens e vantagens como cestas básicas, material de construção, emprego ou qualquer outro benefício configura uma tentativa de compra de votos, o que compromete a lisura do processo eleitoral. Por outro lado, promessas genéricas feitas em comícios ou propagandas eleitorais não são consideradas corrupção, desde que não visem eleitores ou eleitoras específicas em troca de votos.

Almeida em sua publicação disse que os citados  a fazerem as ofertas foram procurados mas não se manifestaram. Que quando desejarem, será publicado.

Com informações do jornalista Garcês Almeida

sábado, 21 de setembro de 2024

Por que os candidatos não podem ser presos a partir deste sábado, 21/9


A partir deste sábado, 21/9, os candidatos que disputam as eleições municipais deste ano não poderão ser detidos ou presos, salvo em flagrante delito. O objetivo da medida é garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e prevenir que prisões sejam usadas como manobra para prejudicar o candidato por meio de constrangimento político ou o afastamento de sua campanha eleitoral.

Pela norma, postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador ficam impedidos de detenção durante os 15 dias que antecedem o primeiro turno do pleito, que neste ano será realizado no primeiro domingo de outubro (dia 6). Caso ocorra qualquer detenção no período, o candidato deverá ser conduzido imediatamente à presença do juiz competente, que verificará a legalidade na detenção. Quando não houver flagrante delito, o juiz deverá relaxar a prisão do candidato.

A partir 12 de outubro, nos municípios onde houver segundo turno, a ser realizado no dia 27 de outubro, último domingo do mês, o candidato não poderá ser preso ou detido. Novamente, a única exceção é para prisões em flagrante delito. O flagrante ocorre no exato momento em que o agente está cometendo o crime ou, após sua prática, há evidências de que a pessoa presa é, de fato, autora do delito.

Sessão da Câmara Municipal de Acaraú volta a não acontecer por falta de quórum


Já virando rotina a não realização de Sessão da Câmara municipal de Acaraú por falta de quórum, nesta última sexta-feira, 20/9, a cena voltou a acontecer. Não houve sessão por falta de vereadores. Dá base governista apareceu apenas o presidente Jarbas Nascimento (PSB).

O vereador Ênio Andrade (PP), gravou um vídeo mostrando o plenário esvaziado e disse que seria debatido o cancelamento do colóquio que seria realizado neste sábado pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Acaraú, tendo tido apenas o candidato Duquinha (Republicanos), confirmado presença.

No vídeo, Ênio disse que iria propor que o Sindsep-Acaraú realizasse entrevistas com os candidatos, em dias diferentes, para que os servidores pudessem fazer perguntas aos candidatos, sobre a classe dos servidores públicos e as demais áreas da administração pública.

Polícia Civil captura dupla suspeita de integrar grupo criminoso em Morrinhos


A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu em flagrante, nesta última quinta-feira, 19/9, dois homens de 19 e 24 anos, suspeitos de integrar um grupo criminoso no município de Morrinhos. Equipes da Delegacia Municipal de Marco e do Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte) se deslocaram até a cidade para cumprir um mandado de prisão preventiva por crimes de integrar grupo criminoso e tortura em desfavor de um homem, de 19 anos. Durante a ação, os policiais avistaram um segundo suspeito, um homem de 24 anos, os homens tentaram empreender fuga e foram capturados pelos policiais civis em um imóvel.

Com a dupla, as equipes apreenderam dois revólveres calibre 38, uma pistola 380, 64 munições, um rádio comunicador, uma máquina de cartão de crédito e quatro aparelhos celulares. Os homens são suspeitos de integrar um grupo criminoso com atuação na Região Norte do Estado. Os indivíduos foram conduzidos para a Delegacia Municipal de Marco, onde foram autuados em flagrante por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito, e em desfavor do homem, de 19 anos, foi cumprido o mandado de prisão preventiva. Agora, a dupla está à disposição do Poder Judiciário.

Ascom Polícia Civil do Ceará

Deputada Lia Gomes faz denúncia crime contra o deputado Oscar Rodrigues ao Ministério Público


Nesta sexta-feira, 20/9, a deputada estadual Lia Gomes apresentou uma notícia crime ao Ministério Público Estadual contra o deputado estadual e candidato à prefeitura de Sobral, Oscar Rodrigues, devido a possíveis irregularidades na concessão de sua aposentadoria por invalidez pela Universidade Vale do Acaraú.

A notícia crime solicita que que o Ministério Público instaure procedimento investigatório para apurar a possível prática de crime e requer a devolução de todo o valor recebido de forma ilícita pelo denunciado.

“Desde 2003, ele vem apresentando atestados de um psiquiatra que atesta que ele tem mal de Alzheimer. É nítido que ele não sofre de Alzheimer. A aposentadoria dele foi cancelada recentemente porque ele não compareceu à perícia para ser examinado pela junta médica e comprovar a condição”, afirmou Lia.

Ceará se destaca na produção de camarão e expansão pecuária em 2023


O Ceará alcançou novos níveis na produção de camarão em cativeiro durante o ano de 2023, registrando um aumento de 19,6% em relação a 2022. A produção total chegou a 72,7 mil toneladas, movimentando R$ 1,3 bilhão, um salto de 25% no valor econômico.

Municípios como Aracati e Jaguaruana foram responsáveis por uma parte da produção nacional, contribuindo com 10,8% e 7,8%, respectivamente. Outros destaques do setor incluem Acaraú e Russas, que figuram entre os maiores produtores do país.

Ao mesmo tempo, a pecuária no Ceará também teve avanços. Segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) 2023, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 19 de setembro, o valor total da produção pecuária no estado atingiu um recorde de R$ 6,1 bilhões, crescendo 11,9% em comparação ao ano anterior.

Embora esse crescimento seja o menor registrado nos últimos cinco anos, setores como o avícola continuam a mostrar vitalidade. A produção de ovos, por exemplo, atingiu um novo recorde com 290,3 milhões de dúzias, gerando R$ 1,9 bilhão em valor de mercado, um aumento de 10,1%.

Outro ponto de destaque foi a produção de leite, que somou 1,1 bilhão de litros em 2023, com um número recorde de 696,5 mil vacas ordenhadas. Morada Nova liderou mais uma vez esse setor, respondendo por 9,5% da produção de leite estadual, com um crescimento de 12,1% em comparação ao ano anterior. Quixeramobim ficou em segundo lugar na produção de leite, com 73,3 milhões de litros.

Na pecuária bovina, o Ceará registrou um aumento no número de cabeças de gado, atingindo 2,8 milhões em 2023. Este é o sexto ano consecutivo de crescimento, com uma variação positiva de 3,4% em relação a 2022. Morada Nova também liderou no efetivo de bovinos, com Quixeramobim e Iguatu seguindo como outros grandes produtores que contribuem para a expansão do rebanho estadual.

Duquinha, candidato a prefeito de Acaraú, faz B.O após ser vitima de Fake News


O candidato a prefeito de Acaraú, Duquinha (Republicanos), vitima de Fake News nesta última quinta-feira, 19/9, esteve ainda na quinta, na Delegacia Regional de Acaraú realizando um Boletim de Ocorrência, após ter sido acusado de ter chegado onde funciona a UBS de Aranaú aos gritos, destratando os servidores e aparentando estar embriagado.

No entanto, Duquinha disse que compareceu ao Posto de Saúde que temporariamente está funcionando no Salão Paroquial, que entrou com consentimento do funcionário local, que procurou saber se havia médico e dentista no local, que foi cordial e pediu para sua equipe não gravar os funcionários. Que em nenhum momento destratou os funcionários e que não havia ingerido bebida alcoólica.

Duquinha disse que possui provas em vídeo de toda a sua passagem na unidade de saúde. Disse ainda que tomou conhecimento pelas redes sociais de que estaria sendo acusado de adentrar no Posto de Saúde embriagado e aos gritos, e que teria atrapalhado o atendimento de crianças autistas, fato que não ocorreu. Duquinha também fez exame de corpo delito (embriaguez) que constatou que ele não havia ingerido bebida alcoólica.

Duquinha estava em Aranaú com sua equipe realizando gravações para sua campanha e visitava a sede da UBS do Distrito que está há mais de dois anos em reforma, se dirigindo em seguida para o salão paroquial onde funciona desde então os atendimentos de saúde da população. No momento de sua visita, por volta das 15hs, teria se constatado de que não havia dentista no local e nem atendimento médico.

Em vídeo publicado em suas redes sociais, Duquinha escreveu: Fake News não. Tentaram nos caluniar, mas trabalhamos com transparência e verdade! Liberta Acaraú!

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Operação em Transportadora de Cargas Aéreas em Cruz resulta em apreensão de 230 kg de barbatanas de tubarão no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo


Na manhã da última terça-feira, 17/9, uma importante operação da Receita Federal na sede de uma Transportadora de Cargas Aéreas no município de Cruz, Ceará, resultou na apreensão de uma carga com 230 kg de barbatanas de tubarão. Essa carga, que estava sendo declarada como peixes secos, tinha como destino a China e foi identificada durante um monitoramento iniciado em Vitória, Espírito Santo.

As investigações revelaram que os criminosos planejavam utilizar o Ceará como um ponto de “aquecimento” para as barbatanas, com a intenção de enviá-las posteriormente em bagagem de passageiros através do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Contudo, a fiscalização da Receita Federal constatou que a carga não possuía documentação legal, infringindo normas ambientais que protegem espécies ameaçadas de extinção.

Dentre as barbatanas apreendidas, estavam as de duas espécies consideradas vulneráveis: o tubarão-azul (Prionace glauca) e o tubarão-galha-branca-oceânico (Carcharhinus longimanus). Vale destacar que a pesca direcionada a tubarões é proibida no Brasil, tendo em vista que os criminosos visam a captura exclusiva das barbatanas, que são extremamente valorizadas no mercado negro, com preços que podem chegar a três mil dólares por quilo.


Na culinária tradicional chinesa, a barbatana de tubarão é um ingrediente altamente desejado, especialmente em pratos como a famosa sopa de barbatana de tubarão. Conhecida pelo seu alto custo, o prato custa em média 500 dólares, sendo considerado uma “sopa ostentação”.

Diante da gravidade da situação, a carga apreendida será repassada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que adotará as medidas administrativas cabíveis. A Receita Federal também encaminhará toda a documentação necessária às autoridades policiais para que se identificem e responsabilizem criminalmente os envolvidos na operação ilícita.

Este caso é um grande exemplo do contínuo esforço da Receita Federal no combate ao crime organizado, que não apenas visa a arrecadação fiscal, mas também a proteção ambiental. A operação é parte integrante das ações do Grupo Curupira, uma iniciativa nacional voltada ao combate ao tráfico de fauna e flora, composta por auditores fiscais e analistas tribuários. Essa equipe trabalha em conjunto para desenvolver ações estratégicas que visam monitorar e fiscalizar as atividades ilegais que ameaçam a biodiversidade brasileira.

Informações da Receita Federal

Refém sobreviveu por 4 dias na mata comendo apenas caju após sequestro em Itarema


O jovem Pablo Pedroza, de 21 anos, que passou 4 dias desaparecido em uma área de mata no Ceará após ser levado por criminosos armados enquanto trabalhava em uma obra, no município de Itarema, contou ter se alimentado apenas de caju e água escavada da terra, o que garantiu a ele dieta com o mínimo de nutrientes e calorias necessários para manter o organismo funcionando.

Segundo a família de Pablo, ele conseguiu fugir do cativeiro, em uma área erma. O caso ocorreu durante o último fim de semana em Itarema. Quatro homens - incluindo Pablo - trabalhavam na parte elétrica da obra de um posto de saúde da cidade quando foram abordados por criminosos. Um dos trabalhadores morreu após ser baleado.

Pablo Pedroza foi levado pelos criminosos e desapareceu em uma região de mata. Ele era procurado desde o dia 14 de setembro, e foi encontrado com vida no dia 17. Os suspeitos do crime ainda não foram encontrados.

Pablo e as demais vítimas são naturais do município de Itapipoca e foram para Itarema, a trabalho. Eles trabalhavam na parte elétrica de uma obra de um posto de saúde. Quando o posto de saúde onde ele trabalhava foi invadido, Pablo estava na companhia de outros três funcionários. Na ocasião, os criminosos fizeram os quatro de reféns e retiraram eles do local.

Durante o deslocamento, um dos trabalhadores, um rapaz de 20 anos, foi baleado. Ele chegou a ser atendido em um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. As outras duas vítimas foram resgatadas ainda no sábado (14), dia do crime, porém Pablo ficou desaparecido até a última terça-feira (17).

"Ele não é uma pessoa de ficar saindo com amigos. Só acordava, ia para o trabalho. Se tivesse bico para fazer, fazia. Se não tivesse, ficava em casa com a esposa ou ia para a casa da mãe", disse um familiar.

Após ser encontrado com vida, Pablo foi devolvido à família, em um encontro acompanhado pela Polícia Civil do Ceará. Ao g1, um familiar que preferiu não se identificar disse que o jovem está com medo, mas feliz, pois está com a esposa e o filho.

"Ele continua assustado e fica calado com medo. Ao mesmo tempo, se encontra aliviado, pois voltou a conviver com a sua esposa e o filho. Ele teve medo de não mais retornar para casa", concluiu.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou que a Delegacia Municipal de Itarema está responsável pela investigação dos crimes de homicídio, restrição de liberdade e desaparecimento.

G1

Grupo Chateau Julie vai inaugurar heliponto do Complexo Love Lake


O Grupo Chateau Julie realizará nesse próximo domingo, 22/9, a inauguração do heliponto do Complexo Love Lake, localizado no município de Camocim. A inauguração do heliporto é um marco histórico para o turismo e os negócios locais.

A Inauguração ocorrerá às 10:00h em Tatajuba Lago Grande, em Camocim, com show e salto de paraquedas com Waldonys.

O Love Lake, é um empreendimento turístico de luxo com investimento inicial de R$ 50 milhões que deve gerar 700 empregos diretos e indiretos, do Grupo americano Chateau Julie.

Além do heliponto o complexo deve reunir ainda Aeroporto, beach club com lago artificial, restaurantes, deck, spa e até bangalôs, que estarão disponíveis para day use e hospedagem.

Matéria do UOL crítica passeios 'superturísticos' em Jeri: 'Muito artificial'


A Vila de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, atrai turistas do Brasil e do mundo todo. Com mais de 600 mil visitantes anualmente, o local faz jus à fama: há praias belíssimas e um pôr do sol inesquecível. No entanto, o destino pode ser frustrante para quem gosta de fazer passeios quando viaja — e explico o motivo abaixo.

Assim que cheguei em Jericoacoara, em junho deste ano, fiquei encantada pela vila, repleta de ruas charmosas e restaurantes aconchegantes. Uma guia que estava acompanhando um grupo de turistas foi logo contando todos os passeios disponíveis em Jeri, que são divididos entre lado leste e oeste.

Aí veio a surpresa (pelo menos para mim, é claro): há diversas lagoas localizadas em municípios próximos da Vila que são consideradas "artificiais". A guia, aliás, explicou o que isso significava: aquelas belas piscinas, que são apresentadas pelas fotos paradisíacas, tinham sido construídas para os turistas.

O Buraco Azul, que fica em Cruz, a cerca de 35 km de Jericoacoara, por exemplo, surgiu após uma escavação para retirada de areia e barro, utilizados na construção de uma rodovia nas proximidades do local. No entanto, com as fortes chuvas de 2019, a água acumulou na cratera e, pela cor azul-turquesa, começou a atrair visitantes de diferentes regiões do Brasil.


O local Lagun Beach Club, também em Cruz, é outra atração que faz parte dos passeios "artificiais" para quem visita Jeri: há piscinas e "cachoeiras", uma grande estrutura dentro de clube, como o próprio nome do local já entrega.

Na plataforma TripAdvisor, há diversos elogios ao local, além de críticas. "Lugar distante, mal conservado. Piscina artificial disfarçada e desleixada. Não é uma proposta que valha a pena. Não perca seu tempo", escreveu um turista.

"Fomos com a guia no buraco azul (R$ 20) e no Lagun Beach (R$ 35). Este achei muito artificial, música alta, embora tenha menos movimento, achei bem inferior com preço mais alto para ficar apenas 50 minutos. Não valeu a pena", escreveu outro.

'Perdeu o encanto'

É claro que os lugares são bonitos, mas há tantas outras lagoas naturais perto da Vila e praias bonitas na região que soa desnecessário locais como os citados acima. Com três dias em Jeri, preferi focar nas paisagens naturais, que são lindas por si só.

Conversando com outros turistas que passaram por Jericoacoara, descobri que o sentimento de frustração é parecido, sobretudo para quem faz a Rota das Emoções, que passa pelos Lençóis Maranhenses, no Maranhão, e Parnaíba, no Piauí — apesar de turísticos, são destinos com paisagens "totalmente naturais".


Foi o caso de Lorena Leocadio, 34 anos, que ficou impactada pela Vila ser "superturística". A engenheira ficou três dias no local, em junho deste ano. "É um lugar para 'pegar' turistas, para tirar dinheiro deles a qualquer custo", conta. Ela ouviu dos guias locais que o lado leste era o que mais vendia devido às lagoas artificiais.

"Perdeu o encanto. Tinha vindo dos Lençóis Maranhenses, que é maravilhoso, natural, com as lagoas lindas formadas pela chuva.", disse Lorena Leocadio

Lorena diz que não conseguiu sentir a "vibe legal" que muita gente diz quando visita Jeri. "Claro, não é um lugar feio, mas só fiquei frustrada porque imaginei uma cidade mais interessante e tranquila", fala.

"Sei que as pessoas que estão ali precisam se sustentar e fazer dinheiro, mas acho que virou algo muito para turistas, principalmente os que vêm de fora, com preços altos", diz.


Por fim, Lorena ressalta a trilha até a Pedra Furada, que fica perto da Vila de Jericoacoara, um dos passeios que gostou no local.

'Não gosto de turismo de massa, mas atendeu às expectativas'

Vilmar Costa, 36, amigo de Lorena, tem uma visão diferente da amiga, embora tenha preferido focar nas atrações com paisagens naturais:

Não achei interessante visitar as lagoas artificiais de Jericoacoara. Não gosto muito de turismo de massa. Fomos somente na Lagoa de Jijoca antes de entrarmos na Vila, disse Vilmar Costa.

O mineiro conta que sentiu falta de ter contato com os moradores locais. Em uma tarde, Vilmar saiu para bater perna em uma região do centrinho da cidade que ficava mais afastada. Conseguiu conversar com algumas pessoas que vivem na Vila.

"Conversamos sobre como era a vida ali antes da chegada do turismo de massa. Essas pessoas acabam sendo expulsas pelos comércios maiores e pelas lojas de conveniência", conta.

"Talvez não tenha ido na época certa. Mas atendeu as expectativas que queria. Descansar para poder continuar a Rota [das Emoções] em Fortaleza". Disse Vilmar Costa.


Como saldo final, Vilmar ficou feliz por ter conhecido Jeri e as redondezas. "Eu achei muito bonito o caminho até [de Jijoca de Jericoacoara] até a Vila. As dunas da região são mais coloridas e, dependendo da época do ano, dá ver algumas lagoas naturais por ali", fala.

'Voltaria para conhecer lagoas artificiais'

A enfermeira Daniella Mattos, 34 anos, passou sete dias na Vila, depois de também fazer a Rota das Emoções. Quando chegou no local, ficou sabendo da divisão dos passeios e das tais lagoas artificiais que, segundo ela, "era uma coisa muito bonita, como a gente vê em fotos, mas artificial".

Ela acredita que isso tenha afetado sua decisão de priorizar outros passeios, que tinham mais paisagens naturais. "Estava vindo do Maranhão onde tudo era natural, muito bonito. Passei por lugares sem nenhuma civilização e sabia que seria difícil superá-los", diz.


A enfermeira adorou as atrações do lado oeste, que envolvem passeio pelas dunas e pelo mangue seco. Daniella também gostou muito do centrinho da Vila, além da vida noturna do local. Ela diz ainda que voltaram para Jeri apenas para conhecer os outros lugares.

Teria tempo para me sentir mais 'fresca', sem ter acabado de visitar outro lugar paradisíaco. Não me senti frustrada: conheci lugares legais e com certeza voltaria. Disse Daniella Mattos.