Na última sexta-feira, 04/11, durante a 36ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Acaraú, o 1° Sargento Evandro Dias, chefe de instrução do TG 10-018, usou a tribuna da casa para homenagear os 77 anos do Tiro de Guerra de Acaraú, comemorado no último dia 31/10.
O chefe de instrução disse no início de seu discurso que o motivo de estar na casa legislativa, era a necessidade de resgatar uma história que aos poucos está se perdendo. "O Tiro de Guerra 10-018, uma escola de cidadania e civismo que tem se dedicado à formação militar, cívica e cidadã de jovens acarauenses ao longo de quase oito décadas.", destacou o chefe de instrução.
O 1° Sargento Evandro Dias também destacou um pouco da história do TG 10-018, como sua criação como Tiro de Guerra nº 203, no ano de 1945, funcionando com essa denominação até o ano de 1962. Em agosto de 1976, o TG foi reativado, desta vez com a nomenclatura que até hoje é usada, TG 10-018, funcionando ininterruptamente por mais 25 anos, até o ano de 2001, quando foi desativado e extinto novamente.
Sargento Evandro destacou que a última interrupção das atividades durou pouco. Em 2005, conforme a portaria nº 801, de 31 de outubro, do Gabinete do Comandante do Exército, o TG foi reativado, estando em funcionamento até os dias de hoje.
"Pouca gente sabe, mas é preciso deixar claro que a existência do Tiro de Guerra em qualquer cidade, depende de um conjunto de vontades, vontade dos governantes municipais, vontade de legisladores como os senhores e senhoras, vontade dos munícipes e, obviamente, vontade do comando do Exército. Quando todos estão de acordo, há condições para que o TG desenvolva o seu trabalho. Ao que parece, desde 1945 esse conjunto de vontades existe aqui em Acaraú.", destacou o chefe de instrução.
O TG formou aproximadamente 3000 jovens, que além da formação militar, atuaram em diversas missões em apoio ao município, contribuindo para o desenvolvimento da cidade, entregando anualmente jovens cidadãos, munidos de valores militares, éticos e morais.
"Por tudo isso, eu volto à questão da história e faço um apelo: ajudem a cuidar do TG, ajudem a manter viva a sua história. A cada dois ou três anos, o chefe da instrução é substituído, mas a instituição permanece, a história continua viva e a responsabilidade pela manutenção do patrimônio e do legado do TG é também do povo acarauense.", disse o chefe de instrução.
"Por fim, agradeço a oportunidade de ocupar a tribuna dessa casa. Agradeço a amizade e acolhida que sempre encontro aqui na Câmara. Isso certamente é um reflexo da amizade e acolhida que minha família e eu recebemos do povo de Acaraú. Aos atiradores de hoje, de ontem e de sempre, continuem firmes no propósito de servir, ao país, ao município! Minha continência aos senhores. Em meu nome e em nome de todos os ex-comandantes agradeço pelos serviços dos senhores. Brasil!", pontuou.
0 comentários:
Postar um comentário