sábado, 10 de abril de 2021

Presidente da Câmara de Acaraú ataca jornalista e o desafia para o debate


O Presidente da Câmara Municipal de Acaraú, o vereador Edilson Salgueiro, voltou a usar a tribuna da câmara para atacar a imprensa local. Desta vez os ataques foram direcionados ao jornalista Manoelzinho Canafistula. "Tem um tal de Canafistula que é de Santana do Acaraú, todo mundo sabe qual é o passado dele lá. Agente sabe, eu não vou dizer aqui em plenário, mas todo mundo sabe o que é, o que ele responde lá em Santana do Acaraú", disse o presidente da casa que seguiu dizendo que enfrentou a ditadura e enfrenta ele. O presidente disse ainda que debate com ele e concede a palavra na tribuna da câmara.

O presidente proferiu os ataques após o jornalista Manoelzinho Canafístula divulgar em seu blog "Os Três Guardiões" e no programa Radar 92 da Rádio Difusora FM de Acaraú, sobre a nomeação de seu filho Ednilton Araújo, como o mais novo secretário municipal de Turismo e Cultura, anunciado recentemente pela gestão municipal. Na denúncia, o jornalista afirmou que a nomeação poderá ser contestada pelo MPCE, como suposta prática de nepotismo cruzado, a conduta já foi contestada em diversos municípios cearenses.

"Agora Ednilton Salgueiro (meu filho) vai ser secretário e ele (jornalista) disse que tem não sei o que cruzado, cruzado é ele, que não vale um cruzado esse sujeito", disse

O jornalista Manoelzinho Canafístula, já requereu com base em um projeto de Resolução da Câmara de Acaraú, o direito a usar 20 minutos de forma ininterrupta na Tribuna Livre da Câmara, o espaço é garantido sempre na última sessão ordinária de cada mês. O jornalista ressalta, que o vereador tem quatro funções legislativas a cumprir: Legislar, Fiscalizar, Julgar e auxiliar o poder executivo administrativamente na elaboração das leis complementares, que é nocivo para a democracia ouvir o presidente da Câmara defender abertamente os interesses da prefeitura, e usar a Tribuna da Casa para fazer ataques pessoais a um profissional jornalista no exercício de sua profissão é um ataque velado a democracia e ao direito constitucional a informação.

As declarações sobre a nomeação de seu filho, feitas pelo presidente na Tribuna da Câmara, poderão servir como provas em uma futura denuncia sobre o crime de prática de Nepotismo Cruzado junto ao Ministério Público do Estado do Ceará. O jornalista disse ainda, que ao usar a Tribuna Livre vai pedir ao presidente Edilson Salgueiro, que apresente todas as supostas provas que ele afirmou em discurso ter tem contra o jornalista, sob pena de ser processado judicialmente, pelo crime de denunciação caluniosa previsto no artigo 339 do Código Penal Brasileiro. "Imunidade parlamentar não pode ser utilizada como escudo para a prática de crimes contra a honra das pessoas, especialmente quando elas estão em seu pleno direito ao exercício de sua profissão", ressaltou Canafístula.

0 comentários:

Postar um comentário