Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) acaba de atualizar a lista de municípios e localidades que deverão receber redes de alta capacidade de transmissão de dados (chamadas de backhaul), para acesso à internet por fibra óptica.
De acordo com o Plano Geral de Metas para a Universalização (PGMU V), que passa a vigorar entre os anos de 2021 e 2025, serão beneficiadas 380 sedes de municípios e 2.151 localidades que ainda não dispõem da tecnologia.
Com isso, as concessionárias de telefonia fixa deverão instalar o backhaul de fibra em sedes de municípios, vilas, áreas urbanas isoladas e aglomerados rurais. O plano foi aprovado pelo Conselho Diretor da Anatel, nesta segunda-feira, 26 de abril.
No novo PGMU, a Anatel revogou a obrigação do plano anterior que previa a instalação de antenas 4G em 1.473 localidades até 2023. Como forma de compensação, as localidades que seriam atendidas serão priorizadas nos compromissos do edital do leilão do 5G, com a implantação da telefonia móvel nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz.
Em Acaraú, serão beneficiados os distritos de Aranaú e Juritianha, e a localidade de Cauassu. Em Cruz a Localidade de Preá será beneficiada. Em Itarema, Almofala, Porto dos Barcos e Carvoeiro. Em Marco as comunidades de Mucambo, Panacui e Triangulo do Marco. E em Morrinhos, as localidades de Sitio Alegre e Bom Pricipio.
0 comentários:
Postar um comentário