segunda-feira, 3 de agosto de 2020

Depois de quase cinco meses, Jericoacoara iniciará retomada gradual de serviços

O prefeito de Jijoca de Jericoacoara, Lindbergh Martins assinou decreto neste último sábado, 01/08, autorizando o retorno das atividades na Vila de Jericoacoara, um dos principais destinos turísticos do Ceará. A retomada terá início no próximo dia 8, sábado. O município foi o primeiro do Estado a parar as atividades econômicas e a implantar barreiras sanitárias, ainda em março, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Já são quase cinco meses de inatividade.

A partir do dia 8, de acordo com o documento, ficam autorizadas reservas em hotéis, pousadas e meios de hospedagem. Além disso, nesta primeira fase de reabertura, restaurantes também ficam autorizados a volta gradual, porém com horário reduzido e público limitado. As empresas também deverão adotar todos os cuidados necessários para preservação da saúde de clientes, funcionários e entregadores.

Um dos critérios analisados para a liberação gradual foram os números da pandemia na localidade. Em Jijoca, até a manhã deste último domingo, 02, foram confirmados 593 casos e 8 óbitos de Covid-19, sustentando uma das menores taxas de letalidade do estado, de 1,4%. O município registra ainda 538 recuperados, de acordo com plataforma da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Outro critério considerado foram as necessidades e impactos dos setores econômicos do município, que tem no turismo a sua maior movimentação. Segundo a prefeitura, a vila recebe cerca de 70 mil turistas só no mês de julho.

Hotéis, pousadas ou outros meios de hospedagem podem voltar a realizar reservas, mas fica sendo obrigatório seguir o protocolos sanitários, como fornecimento de equipamentos de proteção individual para clientes e funcionários, adotar medidas para evitar aglomerações, comunicação para os hóspedes sobre as restrições municipais e a permanência de comunicados e orientações sanitárias nas dependências do estabelecimento.

Os restaurantes e as barracas de praia também têm normas específicas de funcionamento, segundo o decreto municipal. Conforme o documento, os estabelecimentos funcionarão em horário reduzido, das 7h às 18h. Após esse período, é permitida apenas a retirada ou entrega de refeições, “sem atendimento em mesa ou balcão no local”.

O público no local deve se limitar a 50% da capacidade total e as mesas devem ser dispostas a, no mínimo, dois metros de distância umas das outras. Também é responsabilidade do estabelecimento evitar aglomerações, no interior ou exterior do local. Em caso de filas, deverá ser obedecido distanciamento mínimo e uso de EPIs. Um funcionário deverá orientar e organizar as filas.

Com Informações do G1

0 comentários:

Postar um comentário