quinta-feira, 8 de julho de 2010

Candidato a governador na lista do TCM

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará (TCM-CE), Ernesto Sabóia, entregou ontem à Justiça Eleitoral uma lista com o nome de 3.067 prefeitos, ex-prefeitos, gestores e ex-gestores municipais que tiveram contas públicas rejeitadas entre 2002 e 2010. Caso concorram nas próximas eleições, os ex-gestores poderão ter as candidaturas impugnadas.

A relação inclui um dos candidatos a governador: Marcelo Silva (PV).

Com base na relação entregue ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-CE), desembargador Luiz Gerardo Brígido, na sede do órgão, o Ministério Público Eleitoral irá verificar quais dos ex-gestores são candidatos. Nesses casos, serão avaliadas as irregularidades apontadas pelo TCM e, dependendo de cada caso, a candidatura poderá ser impugnada.

Marcelo teve contas rejeitadas relativas aos anos de 1998, 2000 e 2003. quando foi prefeito de Maranguape.

A advogada do candidato, Alanna Castelo Branco, argumentou que em nenhum dos três casos houve constatação de improbidade administrativa. “No primeiro processo, efetivamente, ele era prefeito e essa conta foi assinada por ele, na qualidade de prefeito. Mas ele não ordenou despesa. Não era para ser considerada conta de gestão”, disse a advogada. “Os dois últimos processos são tomadas de conta especial. Não tiveram imputação de multa, nem nota de improbidade,

apenas recomendações”, argumenta. Segundo ela, os dois últimos apontamentos do TCM fazem referência a convênios celebrados com o antigo Banco do Estado do Ceará (BEC). “Estou tranquilo”, disse o candidato.

Marcelo foi vice-prefeito de Raimundo Nonato e assumiu a Prefeitura de Maranguape em novembro de 1997. Foi reeleito em 2000, mantendo-se até março de 2004, quando renunciou para se candidatar à Prefeitura de Fortaleza.

A listagem deste ano apresentou acréscimo de 80% no número de gestores públicos com relação ao relatório apresentado pelo TCM, nas eleições de 2008.

O procurador regional eleitoral, Alessander Sales, pondera que nem todos os gestores listados deverão ser considerados inelegíveis, já que algumas contas são rejeitadas por motivos “de menor importância”. “Mas o que a nossa experiência mostra é que quase todos os casos resultam inelegibilidade”, disse. (colaborou Thiago Paiva - especial para O POVO)

EMAIS

A lista do TCM inclui o deputado federal José Gerardo Arruda (PMDB), que recentemente se tornou o primeiro congressista condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) desde a Constituição de 1988. Tanto no caso do TCM quanto do STF, as condenações se referem ao período em que foi prefeito de Caucaia. Outro deputado federal na lista é Manoel Salviano (PSDB), ex-prefeito de Juazeiro do Norte. Na relação estão ainda os deputados estaduais Júlio César (PSDB), ex-prefeito de Maracanaú, Cirilo Pimenta (PSDB), ex-prefeito de Quixeramobim, José Ilo Dantas (PSDB), ex-prefeito de Quixelô, e Perboyre Diógenes (PSL), ex-prefeito de Saboeiro.

NAVEGUE

Confira a lista completa dos gestores e ex-gestores municipais entregue pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

- BELA CRUZ
- ACARAÚ
- ITAREMA
- JIJOCA DE JERICOACOARA
- MARCO

Fonte: TCM - Ce

0 comentários:

Postar um comentário