sábado, 31 de julho de 2010

A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DESENVOLVIDA

A IMPORTÂNCIA DO VOTO CONSCIENTE
PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE DESENVOLVIDA
(Artigo de Carlos Afonso Quixadá)

O sufrágio universal foi alcançado por inúmeras lutas sociais, dentre elas, não podemos deixar de falar da Revolução Francesa, que representou uma ruptura política, econômica e social em relação ao Antigo Regime (Absolutismo) que, por sua vez, era caracterizado por uma desigualdade jurídica, pelo desrespeito a dignidade da pessoa humana, pela a não participação do povo no processo de transformações políticas,dentre outros. Uma das bandeiras da Revolução Francesa era o sufrágio universal, pelo menos, no período Jacobino, considerado pelo Professor Eric Hobsbawm, em sua obra, A Era das Revoluções , como uma fase mais popular, onde foi defendido o voto universal, ou seja, a participação de todos no processo eleitoral, entendendo que o voto é de fundamental importância para a construção de uma sociedade evoluída, diga-se de passagem, não apenas no quesito econômico,mas também, no quesito ético e moral.
Ao se aproximar as eleições, devemos recordar essas inúmeras lutas sociais, onde muitos sacrificaram a própria vida por defenderem ideais Democráticos e Republicanos. Por isso, temos a obrigação de votarmos buscando não apenas o beneficio próprio, mas levando em conta os anseios gerais da nação. No Brasil, muito ainda tem que ser feito visando a construção de uma sociedade justa, digna e solidária, para isso é de significativa importância o voto consciente, pois um voto mal dado pode ser catastrófico para a nossa sociedade podendo levar à fome, à insegurança, à falta de educação de qualidade, dentre outros inúmeros males. A sociedade Brasileira não pode mais aceitar políticos corruptos, que não tem compromisso algum com a nossa sociedade, nós não podemos voltar a época dos “ Homens Cordiais” como muito bem destacou o Professor Sérgio Buarque de Holanda em sua obra Raízes do Brasil.
Os homens cordiais eram os vereadores que utilizavam de recursos públicos em beneficio do privado, ou seja,usavam o dinheiro público para o enriquecimento ilícito. Para que o nosso país não seja mais palco da “máfia dos anões do orçamento”, que foi aquele episódio onde vários deputados, membros da comissão de orçamento do congresso nacional, estavam envolvidos com inúmeras empreiteiras, com o intuito de se beneficiarem através da concessão de licitação para a construção de obras públicas. Enfim vários são os casos de corrupção, onde nós (cidadãos) temos a obrigação de evitar, votando em pessoas de caráter, ou seja, pessoas que tenham real compromisso com o que é público.

Artigo de Carlos Afonso Quixadá (Acadêmico de Direito)
Camocimonline

2 comentários:

  1. É impossível deixar de concordar. Não apenas o nosso passado mas também o de outras nações nos ensina importância do voto para que a liberdade, segurança e direitos conquistados sejam preservados. Nos ensina também a nossa obrigação com as pessoas de outrora que morreram pela nossa liberdade.
    Entretanto só sabem destas obrigações os com estudo e instrução. O que fazer quando em um país a escolha dos governantes e parlamentares é executada pela parcela semi-analfabeta e carente de recursos da população?
    O presidente Lula já achou a resposta para este dilema, no entanto esta resposta só resolve os problemas do partido dele.

    ResponderExcluir
  2. Em um mundo onde a grande maioria ainda acredita em deuses, espíritos, e acha que os políticos são eleitos democraticamente, podemos considerar esta sociedade esclarecida com homens públicos defendendo a moral e a população sem estar legislando em causa própria e de seus patrocinadores em troca de presentes e com um judiciário competente, independente e imparcial uma verdadeira utopia. Não mudou em 12000 anos, pq agora mudaria se a base continua a mesma, ignorante.


    um pequeno exemplo pode ser visto no filme: Ágora

    ResponderExcluir