sábado, 1 de outubro de 2022

e-Título estará disponível para download até esse sábado, 01/10


Alternativa recente para apresentar o título de eleitor, o aplicativo e-Título estará disponível para download até às 23h59 deste sábado, 01/10. Por ordem do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o recurso não validará dados de eleitores no dia do pleito e retornará ao seu funcionamento normal a partir da segunda-feira, 03/10.

O aplicativo permite que você usufrua de diversos recursos úteis, como consultar a sua zona eleitoral, verificar a situação cadastral, bem como realizar a emissão da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais.

Também é possível justificar a ausência na eleição, caso esteja fora do domicílio eleitoral ou consiga comprovar a impossibilidade de votar neste domingo, 02/10. Apesar de ser um substituto do título de eleitor em papel, o aplicativo exige que se tenha o cadastro na Justiça Eleitoral. O documento digital não é de uso obrigatório.

No mês de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) publicou que o aplicativo já contava com mais de 30 milhões de instalações em todo o país. Só neste ano, o app contou com mais de 13 milhões de downloads.

Como posso usar o E-título?

O aplicativo pode ser baixado de forma totalmente gratuita em dispositivos Android e iOS. Depois de concluir a instalação, você deve abrir o aplicativo e tocar na opção “Começar no e-Título”. Logo após, você precisa aceitar os termos de uso do aplicativo e seguir os passos listados abaixo:

- Preencha o seu nome, do seu pai e da sua mãe (caso tenha no seu RG), data de nascimento, CPF ou número de inscrição do seu título físico.
- Após tocar em “Entrar no e-Título”, é necessário responder algumas questões, como forma de validar a sua identidade. As perguntas variam, mas são utilizadas, por exemplo, questões como grau de instrução e cidade natal.
- Crie uma senha para garantir o acesso. Você também pode cadastrar a sua impressão digital para abrir o app, caso seu celular tenha um leitor do gênero.
- Acesse a aba “E-título” e pronto! Seus dados estarão constando no app e você poderá apresentá-lo na sua zona eleitoral

0 comentários:

Postar um comentário