A SAS Brasil, uma organização social sem fins lucrativos reúne profissionais da saúde voluntários de todo o Brasil e atua na região de Acaraú e Cruz com consultas e exames presenciais e remotos. A startup social sem fins lucrativos que atua desde 2013 levando atendimento gratuito para cidades carentes de saúde especializada, está oferecendo atendimentos presenciais e remotos em Acaraú e Cruz.
Atualmente, a SAS Brasil atende diariamente pela telessaúde e nas Unidades de Telemedicina Avançada (UTAs) instaladas no Preá e na Barrinha de Baixo e realiza ações presenciais periódicas nas duas cidades. “Entramos em contato com as secretarias de saúde das cidades em que atuamos para entender as carências locais e atuar com foco em zerar as filas de espera para atendimento especializado no SUS”, explica Adriana Mallet, médica e CEO da SAS Brasil.
Dessa forma, antes de o paciente buscar atendimento em especialidades como ginecologia, dermatologia ou psicologia em outras cidades mais distantes, como Sobral e Fortaleza, ele pode ter acesso ao especialista através da telessaúde e do suporte presencial de exames como ultrassonografia, eletrocardiograma e dermatoscopia e da equipe local da SAS Brasil nas UTAs.
A telessaúde da SAS Brasil funciona de segunda a sábado, das 8h às 18h, através do número de WhatsApp (88) 98173-1136. Já as UTAs funcionam de segunda a sexta, das 7h30 às 11h30 e de 13h30 às 17h. Na Vila do Preá, em Cruz, a UTA (carreta azul) está localizada ao lado do Posto de Saúde, na Avenida Principal.
Na comunidade da Barrinha de Baixo em Acaraú, a UTA está localizada na praça da antiga TeleCeará. Nas próximas semanas, uma nova unidade será instalada ao lado da Unidade de Saúde Familiar de Celsolândia, também em Acaraú.
Com esse modelo de atuação, a organização consegue resolver até 80% das demandas de saúde das especialidades oferecidas, garantindo uma economia de tempo e dinheiro para toda a população.
Além da atuação diária, durante o ano, a SAS Brasil realiza o que chama de mutirinhos e mutirões. Os mutirinhos são ações de triagens, com a realização de exames e avaliações médicas, para o mapeamento de problemas de saúde de um determinado público.
No primeiro semestre de 2022, entre 26 de abril e 6 de maio, o foco do primeiro mutirinho será em mulheres, realizando exames ginecológicos preventivos, avaliação odontológica e dermatológica e de pacientes com diabetes.
Em seguida, entre os dias 25 e 29 de julho, a SAS Brasil realizará um mutirão presencial, que reunirá dezenas de profissionais, para a resolução dos problemas encontrados na ação de triagem. Nessas ações, são realizados desde procedimentos odontológicos a pequenas cirurgias de remoção de lesões precursoras de câncer de pele e câncer de colo de útero.
0 comentários:
Postar um comentário