segunda-feira, 25 de abril de 2022

Projeto Jogos de Educação Financeira alcança Jijoca de Jericoacoara e mais 15 municípios no Ceará


A proposta com os Jogos Piquenique e Bons Negócios, realizada pelo Instituto Brasil Solidário, conta com ações mobilizadas não só no Brasil, mas já atendendo escolas na Colômbia e Chile, com versões em português e espanhol. No Ceará, o projeto já alcança o município de Jijoca de Jericoacoara e mais 15 municípios, incluindo escolas da rede municipal e estadual, que receberam todo o material pedagógico de forma gratuita, além de uma capacitação de 72 horas para os educadores da rede pública de ensino.

Um jogo de tabuleiro e outro de cartas, que visa exercitar, as habilidades de poupar, empreender e investir, com atividades que podem ser realizadas a partir dos primeiros anos escolares até alunos do ensino médio!

A iniciativa, que acontece desde 2017, com seus primeiros passos sendo fomentados num projeto piloto nos municípios de Cascavel, Beberibe e Pindoretama, vem mobilizando um modelo de aprendizagem ativa dentro das escolas públicas, onde alunos a partir de 6 anos de idade, já começam a participar das atividades, que introduzem além dos conceitos de educação financeira possibilita outras questões interdisciplinares, como por exemplo economia de água, luz, reciclagem, alimentação saudável, gentileza, consumo consciente, decisões por impulso, mobilidade urbana e respeito.

Nas escolas cearenses, as atividades já alcançam 16 municípios, contando com o engajamento dos multiplicadores formados nas oficinas EaD do Instituto Brasil Solidário.

Participam do projeto os municípios de Aquiraz, Beberibe, Cascavel, Crateús, Eusébio, Fortaleza, Guaraciaba do Norte, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Pindoretama, Sobral, Tamboril, Tianguá e Ubajara.

Para os alunos a partir de 6 anos de idade, o jogo de tabuleiro “Piquenique”, traz um formato leve e divertido, através do qual os pequeninos poderão imaginar um passeio ao ar livre com um grupo de crianças. Ao longo do percurso vão surgindo desafios que exigem tomadas de decisões e cumprimento de responsabilidades do dia a dia, como pagamento de contas. O objetivo é transmitir o conceito de poupar de maneira natural e próxima a realidade desses alunos.

Já os estudantes a partir de 10 anos, recebem o jogo de cartas “Bons Negócios”, que visa primordialmente aproximá-los a experiência prática de investir e abrange ótimas oportunidades de instigar a negociação e uma visão ampla da rotina de um empreendedor já atuante.

Blog O Acaraú com informações do Portal Focus.jor

0 comentários:

Postar um comentário