Nesta sexta-feira, 17, foi realizada a 1ª Sessão Extraordinária na Câmara Municipal de Acaraú, para votação de projeto encaminhado pelo executivo municipal. A sessão que tinha tudo para ser tranquila, acabou sendo conturbada, em dado momento o vereador Nacélio Cruz ameaçou se retirar da sessão, realizada remotamente, após ser constantemente interrompido em sua fala pelo vereador Edson Brandão.
"Vereador Edson, estou falando, respeite, respeite, me respeite, respeite meu pensamento, minha forma de falar, Vossa Excelência eu vou me retirar da sessão já que não tem democracia na casa onde eu possa falar, o vereador Edson Brandão deveria ser presidente dessa casa, eu lembro que fui presidente dessa casa e respeitava a todos como presidente, como o presidente também respeita a opinião adversa, é uma opinião minha Edson, o mandado é quatro anos, você pode concluir uma obra faltando um dia pra encerrar seu mandato, você tá cumprindo seu compromisso com o povo, eu estou fazendo a analogia a um jogo de futebol, o jogo tá zero a zero passou dos 45 minutos com três minuto de prorrogação o time faz um gol tá valendo, assim é um mandato de prefeito, vereador, presidente e governador. Tá certo? Sei que o vereador vota a favor da educação, do esporte e da ação social, mas parece que as vezes fica decepcionado porque as coisas vão acontecer. Vota a favor mais fica aquela decepção!", disse o vereador Nacélio Cruz.
Outro momento de tensão, foi quando o vereador Zé Ilson pediu ao presidente para seguir o regimento interno da casa que é de 10 (dez) minutos para cada vereador com acréscimo de mais 02 (dois), por que segundo ele tinha vereador querendo falar sozinho na sessão e o presidente estava aceitando. Em seguida o presidente interrompeu o vereador e se alterou saindo da formalidade. "E porque você não fala homem, eu tou aceitando não macho, eu tou deixando aqui aberto, mais o senhor você não abre a boca, se você tivesse levantado a mão, você poderia falar, e estou seguindo o regimento, agora ninguém sabe o que calado quer", disse o presidente Edinilton Araújo alterado. "Eu tou reclamando é porque ele tá falando demais (se referindo ao tempo regimental), siga o regimento interno da casa para todos que dá certo", disse José Ilson.
Na sessão foram votados e aprovados projetos enviados pelo executivo acarauense. O Projeto de Lei N° 026/2020 autoriza a abertura de crédito adicional ao vigente orçamento fiscal criando elemento econômico de despesa não prevista na lei orçamentária do vigente exercício financeiro na ação do esporro e lazer, para a reforma de uma quadra coberta na Localidade de Macajuba e Almécegas. A abertura do crédito junto a Secretaria de Desporto e Juventude é necessária após o município firmar parceria com o Governo Federal por meio do Programa Esporte e Cidadania.
Já o Projeto de Lei N° 027/2020, autoriza a abertura de crédito adicional para manutenção do Programa BPC na Escola, programa federal que garante o acesso das crianças e adolescentes com deficiência à educação, e cria os elementos econômicos de despesas na atividade Programa 1ª Infância do SUAS Criança Feliz, bloco de proteção social especial de media e alta complexidade, programa Assessuas, bem como e a transposição de atividades e Ações de Politica de Combate ao Trabalho Infantil do Fundo Municipal da Criança e Adolescente para o Fundo Municipal de Assistência Social.
A sessão também foi um teste de paciência para os telespectadores que assistiam pelas redes sociais, como para os ouvintes que acompanhavam por emissora de rádio. A todo momento a transmissão travava e em outros era praticamente impossível entender o que os legisladores falavam.
0 comentários:
Postar um comentário