A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta semana um aumento médio de 21,46% nas contas de luz dos consumidores residenciais da Enel Rio, antiga Ampla. A alta entrou em vigor nesta quinta-feira, 15/03. Para os consumidores industriais, o aumento ficou em 19,94%, em média. A informação é do jornal Extra.
A revisão tarifária da Enel segue a tendência de reajustes autorizados pela Aneel em 2018, com índices bem acima da inflação de 2017 (que fechou o ano em 2,95%, segundo o IBGE) e a maioria na casa dos dois dígitos.
Quando a conta chega ao consumidor, ele paga pela compra da energia (custos do gerador), pela transmissão (custos da transmissora) e pela distribuição (serviços prestados pela distribuidora), além de encargos setoriais e tributos.
A falta de chuvas e o baixo nível dos reservatórios das hidrelétricas registrados no ano passado também contribuiu para a alta na tarifa em 2018. Sem chuvas, foi preciso acionar mais usinas térmicas (que são mais caras) para garantir o suprimento. Parte dessa conta adicional ficou para ser paga neste ano.
O reajuste da conta de luz do cearense só será definido pela Aneel em abril. A Enel Distribuição responde pelo fornecimento da energia no Ceará.
Blog O Acaraú com informaçõesdo
Blog do Eliomar de Lima
0 comentários:
Postar um comentário