segunda-feira, 10 de fevereiro de 2020

Vaticano autoriza processo de beatificação de Monsenhor Waldir, de Marco

A Diocese de Sobral, na região Norte do Ceará, recebeu nesta sexta-feira, 07/2, o "Nihil Obstat’ (nada obsta), documento emitido pela Santa Sé e autoriza a abertura da Causa de beatificação e canonização do monsenhor Waldir Lopes de Castro, falecido em 2001. Com isso, o Vaticano elevou o sacerdote nascido em Sobral à condição de “Servo de Deus”. Waldir Lopes de Castro tem fama de santo popular, especialmente na cidade de Marco, onde viveu.

O documento redigido em latim e dirigido ao bispo indica que, após investigação de todos os setores do Vaticano, não foi encontrado nada que impeça a abertura do processo de beatificação. É a partir deste documento que o candidato à santidade passa a ser chamado Servo de Deus e tem a investigação livre para desenrolar-se até o fechamento do processo.

Será constituído pelo bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, da Diocese de Sobral, o tribunal eclesiástico diocesano, que vai aferir as qualidades, as virtudes e constatar toda a vida do Servo de Deus. A abertura formal do processo é na Paróquia de Marco, onde viveu, na presença do postular. Após a conclusão da fase diocesana, os documentos são encaminhados para o Vaticano, onde inicia-se a fase romana, juntando milagres, graças e todos os atos que podem aferir a santidade do candidato.

Em seguida, a Santa Sé se manifesta e emite o decreto de validade. Nesta etapa, inicia a análise das virtudes heroicas do candidato. Uma vez constatada, ele é automaticamente declarado como ‘venerável’. Se houver um milagre consistente, nos modos que a Santa Sé exige, com laudos médicos e toda documentação cabível, é iniciada a fase de beatificação. Aprovado o milagre, o papa autoriza a beatificação. Depois de se tornar beato, é necessário outro milagre para a canonização.

A Paróquia de São Manuel do Marco realizou neste último domingo, 09/02, no Adro da Igreja Matriz do Mártir São Manuel. A Missa foi celebrada pelo Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, onde proferiu a Carta do Processo de Abertura da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus, Waldir Lopes de Castro.

0 comentários:

Postar um comentário