
A falta de médicos provoca sérios problemas para a rede básica de saúde de Acaraú, principalmente, nas localidades mais distantes da sede, como Curral Velho. Sem a assistência médica em suas localidades, a população acaba tendo de se deslocar até a sede do município para poder ser atendido por um médico no pronto-atendimento do Hospital Dr. Moura Ferreira.
PSF
Em Acaraú funciona o Programa de Saúde da Família (PSF), onde várias equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias no município. Até 2008 fucionava 15 equipes o que não ocorre desde o inicio de 2009 faltando médicos em muitos pontos de Acaraú. Agora só falta saber quando os moradores do Curral Velho terão o atendimento médico normalizado no posto de saúde daquela localidade.
Fonte: Blog do Erasmo Andrade
O que está acontecendo não é bem o que vocês estão reportando.
ResponderExcluirPRIMEIRO: O médico não foi recrutado pelo Exercito, mas ele foi por conta própria, ou seja, foi ele quem procurou, em virtude das condições de trabalho oferecidas aqui no município. Ou seja, trabalhar nessas condições não estimula profissional nenhum.
SEGUNDO: Para agravar a situação estão transferindo a Enfermeira que trabalha naquele posto desde a sua inauguração, sendo que a mesma já conhece toda a população tendo inclusive já criado vinculo de amizade com aquele povo. Isto por pura perseguição política, pois ela não votou no atual prefeito.
Vale ressaltar que a comunidade gosta da profissional tendo inclusive feito um abaixo-assinado pedindo a sua permanencia, mas o secretário e seus assessores alem de arrogantes estão, até o momento, irredutíveis.
Ou seja, a Secretaria de Saúde está preferindo transferir uma profissional que já conhece a área há vários anos, prejudicando a comunidade do Currral Velho, que quer que a profissional fique, por pura "birra" política.
E mais: a filosofia do programa saúde da família reza que o profissional,ao ser admitido, deve conhecer a área, criar vinculos, principalmente com pessoas formadoras de opinião, e CONTINUAR NA ÁREA. Porém o secretário e seus assessores parecem que não leram a "Cartilha".
É de se lamentar pois ao invés de aproveitar a experiência da profissional e ofercê-la melhores condições de trabalho para que a mesma juntamente com população possa desenvolver seu trabalho, a administração opta transferí-la, por pura rixa política, para outra área mais distante de sua residência e com piores condições de trabalho e contra a vontade da mesma.
Contudo, nós do Curral Velho, iremos fazer de tudo para que a mesma permaneça na área, continue seu trabalho que vem rendendo bons frutos à comunidade. Continuaremos lutando: iremos ao secretário, mas se ele não resolver iremos até o Prefeito para que ele tome uma providência, pois acho que ele não está sabendo disso.