
Serão coletadas, ao todo, mil amostras de piso oceânico em profundidades que variam de 50 metros a 2,5 mil metros de lâmina d'água. A área em análise será de 9,45 mil km2 e contemplará as extensões das sub-bacias de Piauí, Acaraú e Icaraí.
Os estudos preveem a detecção de exsudações e/ou microexsudações de óleo e gás, a partir do uso da tecnologia de sensoriamento remoto por satélite. Entre as exigências para participação na concorrência, a embarcação destinada à coleta de amostras de piston core deve estar apta a trabalhar em mar agitado e já ter realizado trabalhos de coleta, análise e interpretação nos últimos cinco anos.
O levantamento de dados faz parte do Plano Plurianual de Geologia & Geofísica 1007/2011 da ANP. Além da Bacia do Ceará, também estão previstos para este ano levantamentos sísmicos nas bacias Alto Tapajós, Foz do Amazonas e Paraná.
A Bacia do Ceará está situada na costa do Nordeste brasileiro e corresponde à porção das margens continentais adjacentes aos litorais dos estados do Ceará e Piauí. Está limitada à oeste pela Bacia de Barreirinhas e à leste pela Bacia Potiguar.
Fonte: Portal Energia Hoje / Blog do Erasmo Andrade
0 comentários:
Postar um comentário